Uma fonte encaminhou nesta quinta-feira (12/03/2020) ao Jornal Grande Bahia (JGB) nota conjunta emitida pelas Obediências Maçônicas — formadas pelas Grandes Lojas e Grandes Orientes Estaduais, que fazem parte da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB) e da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) — na qual recomenda aos membros que mantenham distância dos protestos contra a democracia, à serem promovidos no dia 15 de março de 2020 (domingo), sob a liderança do extremista de direita Jair Bolsonaro, seguidores e milicianos. A atividade é avaliada como movimento típico de totalitários fascistas que atentam contra a Magna Carta e o interesse do povo brasileiro.
Em síntese, diz a nota
— Percebendo a intensa repercussão nacional dos movimentos sociais e políticos, pertinentes a “mobilização”, marcada para o dia 15 de março de 2020, orientamos a todos os Irmãos a adotar cautela frente às diversas intenções e reivindicações do evento.
— Alertamos a sociedade sobre riscos e perigos em defender a eliminação de Poderes Democráticos da República, tão duramente instituídos pelos brasileiros que antecederam as gerações atuais.
— Somos uma instituição cuja liberdade é uma das suas tríades – jamais opressora, por isso não admitimos a ditadura, a tirania, os regimes absolutistas, os preconceitos… Não convivemos com corruptos ou conspiradores.
— A Maçonaria, em voz única, deixa claro que está ciente das suas responsabilidades, está alerta a todos os movimentos políticos, sociais e de mobilização, se posicionando com veemência na defesa e manutenção das organizações que garantam a vida, a liberdade, o direito de expressão, a pluralidade de ideias e a cidadania, assegurando, assim, o estado democrático de direito existente no Brasil.
Baixe
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




