Casos confirmados do novo coronavírus podem chegar a 1 milhão em poucos dias

A preocupação da agência é com a rápida escalada e disseminação global de infecções.
A preocupação da agência é com a rápida escalada e disseminação global de infecções.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, revelou que, após uma subida para mais do dobro de mortes por covid-19 na semana passada, espera-se que nos próximos dias se chegue a 1 milhão de casos confirmados e 50 mil mortes.

A declaração foi feita em Genebra pelo diretor-geral da agência da ONU, Tedros Ghebreyesus. Até esta terça-feira, a agência registrou 823.626 casos confirmados e 40.598 mortes devido à doença em 205 países e territórios.

Disseminação

Usuários podem encontrar informações e diretrizes sobre o novo coronavírus, covid-19. As últimas notícias da ONU, da Organização Mundial da Saúde e das agências das Nações Unidas.

O chefe da OMS abriu a atualização lembrando que o mundo estava entrando no quarto mês desde o início da pandemia. A preocupação da agência é com “a rápida escalada e disseminação global de infecções”.

Por exemplo, Ghebreyesus apontou que nas últimas cinco semanas houve um “crescimento quase exponencial no número de novos casos do covid-19, atingindo quase todos os países, territórios e áreas” do mundo.

O chefe da agência da ONU disse ter convocado os governos a implementar medidas em favor do bem-estar social para garantir que pessoas vulneráveis tenham alimentos e outros itens essenciais para viver durante a crise.

A OMS atua junto de pesquisadores de todo o mundo para gerar evidências sobre o tipo de medicamentos mais eficazes no tratamento.

Colapso

Ghebreyesus destacou que muitos países em desenvolvimento terão dificuldades para implementar programas sociais. Para estas nações, ele destacou que é essencial um alívio da dívida para permitir cuidar das populações e evitar “o colapso econômico.”

Por dia, a agência disse estar em contato com milhares de especialistas em todo o mundo para coletar e selecionar evidências e experiências. Novas orientações para melhorar o acesso à lavagem das mãos recomendam que os países montem estações de lavagem de mãos na entrada de prédios públicos, escritórios, pontos de ônibus e estações ferroviárias.

Ghebreyesus reconheceu que, na prática, medidas como a lavagem das mãos e o distanciamento físico podem ser um desafio para quem não tenha acesso à limpeza ou vive em condições menos favoráveis.

O chefe da OMS reiterou a recomendação do uso de máscaras médicas para pessoas doentes e para quem tem cuidado delas. No evento, ele destacou o “debate em andamento sobre o uso de máscaras no nível da comunidade”.

Medidas

Para o diretor-geral, nessas circunstâncias, “as máscaras só são eficazes quando combinadas com outras medidas de proteção”.

No entanto, a agência informou que continua a “reunir todas as evidências disponíveis e a avaliar o uso potencial de máscaras de maneira mais ampla para controlar a transmissão em comunidades”.

Ghebreyesus explicou que tratando-se de um vírus muito novo, e com o qual se vem aprendendo sempre haverá novas evidências e conselhos à medida que a pandemia evolui.

Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading