Museu Casa do Sertão lança site e promove exposição virtual de artesã de Feira de Santana

Cartaz anuncia exposição virtual O sertão pelo olhar de Marilene Brito.
Cartaz anuncia exposição virtual O sertão pelo olhar de Marilene Brito.

O Museu Casa do Sertão, localizado no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, encontra-se fechado em função da pandemia da Covid-19. Baseado no princípio museal da universalidade do acesso, o respeito e a valorização à diversidade cultural, o Museu lança uma página na internet como forma de se fazer conhecer os seus bens culturais, sua história e suas ações.

O site do museu, disponível no endereço eletrônico https://mcs.uefs.br, busca oferecer ao público a altiva tarefa de relacionar objetos e memórias num aprazível espaço virtual. Com isso, são corporificados importantes contributos reflexivos, especialmente quando ancorando o protagonismo no exercício do direito à memória, ao patrimônio, e à cidadania.

Com esta perspectiva, o Museu convida a todos para visualizar sua primeira exposição virtual: ‘O Sertão pelas mãos de Marilene Brito’, que apresenta a singularidade da cultura nordestina, os modos de vida das pessoas do campo, como o trabalho, festas e práticas religiosas, através das bonecas de pano e esculturas feitas com canudos de papel.

Natural do Distrito de Ipuaçu, município de Feira de Santana, Marilene desenvolveu técnicas de arte com base em trabalhos que o pai fazia com madeira, corda e cipó. Alfabetizada aos doze anos de idade e formada no magistério, se dedicou ao artesanato ainda criança, aproveitando sobras de materiais como goma de mandioca, grãos de milho e de feijão, papel, retalhos de tecidos, embalagens plásticas, entre outros. O reaproveitamento de materiais demonstra a consciência ambientalista da artesã, evidenciando assim, a sua luta pela preservação do patrimônio ambiental.

A artesã expôs seu trabalho em diversos museus e feiras de artesanato. Recebeu uma premiação especial no 23º Salão Regional de Artes Plásticas na Categoria Arte Popular, em 1993. Em março de 2007, recebeu o Troféu Zeferina em Salvador, o qual tem o objetivo de valorizar mulheres negras e indígenas que se destacam na luta pela melhoria de suas comunidades.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading