Jornada Virtual 2020 da Universidade Estadual de Feira de Santana inicia com grande público

Conferência de abertura da Jornada Virtual da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Conferência de abertura da Jornada Virtual da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Um público estimado de 1.600 pessoas acompanhou a abertura da Jornada Virtual da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na manhã desta segunda-feira (27/07/2020).  Gente de vários cantos, encantada pela pluriversidade da programação. A transmissão da cerimônia e conferência de abertura ocorreu pelo YouTube e pela plataforma virtual específica do evento.

O reitor da UEFS, Evandro do Nascimento, abriu oficialmente os trabalhos da Jornada Virtual destacando o papel e também os aspectos históricos da Instituição, traçando um paralelo com o cenário atual de pandemia. “A sociedade brasileira passa atualmente por um momento desolador. A suspensão da maior parte das atividades presenciais não tem impedido que a UEFS continue atuando com a extensão, pesquisas, mesas de diálogo e comunicações, que puderam se adaptar ao isolamento necessário. A Jornada tem como objeto a troca de conhecimento, de experiências e aprendizados que contribuam para um mundo melhor. Somos uma universidade sertaneja desejosa de repensar e buscar caminhos, dialogar e incluir saberes. Nos tornamos mais e, definitivamente, plural com esta Jornada”, afirmou.

O papel das universidades foi também destaque na fala do conferencista Vladimir Safátle, que iniciou os debates da programação. “O nosso futuro é um futuro difícil, de luta contínua e não há nenhuma possibilidade de negociação ou de pacificação com esse projeto que nos governa hoje. Quanto mais a gente ficar quieto, mais a violência virá. É importante a universidade compreender, de uma vez por todas, que ela tá na frente desse processo, não só de resistência, mas de forçar transformações na sociedade brasileira”, ressaltou.

A importância do evento, como maneira de evidenciar uma UEFS viva e pulsante frente aos novos desafios impostos pelo contexto atual, foi ressaltada pelas falas dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest/Uefs), Daiana Alcântara, da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Jucelho Dantas, e do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Uefs), Vivan Alves.

O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, também participou da cerimônia de abertura da Jornada e, na oportunidade, reconheceu a grandiosidade da programação. A atividade contou com apresentação musical do jovem sanfoneiro Cícero Paulo, ganhador da última edição do Festival de Sanfoneiros da Uefs. O músico, que estava em Juazeiro do Norte (CE) no momento da apresentação, emocionou o público virtual com os acordes de suas sanfonas.

Confira vídeo

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142116 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.