Universidade Estadual de Feira de Santana publica último vídeo da programação do Festival de Cinema Sertão em Cena

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) publica, às 15 horas desta quinta-feira (30/07/2020), o último vídeo da programação do Festival de Cinema Sertão em Cena. A iniciativa do Museu Casa do Sertão brinda os internautas com ‘Bié dos Oito Baixos’, uma narrativa ocorrida em território feirense, que pode ser assistida na página do Museu no Facebook, onde também são disponibilizado os demais vídeos do Festival:

https://www.facebook.com/museucasadosertao/

Dirigido por Eduarda Gama e Uyatã Rayra, ‘Bié dos Oito Baixos’ conforma-se como o registro-acontecimento em que se detalham, de uma genuína ótica, uma costura de imagens-textos. O foco é uma emblemática manifestação cultural popular, no Centro de Abastecimento de Feira de Santana.

O roteiro enfoca a biografia de Francisco da Silva Sena (o Bié) e o notabiliza enquanto mobilizador cultural que perpassa por meio de improvisos instrumentais (sanfona de 8 baixos acompanhada de zabumba e triângulo) no Samba de Roda do ambiente da feira, além de sons, cenas e personagens que protagonizam icônicas performances. A produção traz à luz reflexões sobre cultura, mentalidades, silenciamento, micropoderes e seu trânsito nos círculos sociais.

O Festival de Cinema Sertão em Cena foi criado com o objetivo de estimular a apreciação dos públicos (no plural entendendo a sua não uniformidade) a produções regionais que abordam, a partir de cenas, sequências e contextos, suas relações a enunciados históricos, sociais e as correntes artísticas e intelectuais. A proposta é de uma vigorosa pauta de discussões sobre as possibilidades e problematizações da produção audiovisual no interior baiano.

Sertão em Cena oferece expedientes reflexivos sobre patrimônio cultural, numa vinculação direta com o presente a partir das movimentações cênicas e nas discussões propostas sobre o protagonismo estético.

Em meio às exibições, foram programadas duas ‘lives’, a primeira realizada em 23 de julho com participação de Kaony Moreira, técnico universitário do Museu, Sócrates Júnior, artista e diretor de arte, e Rainha Han, graduanda em cinema pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Nesta quinta-feira, 30 de julho, encerrando a atividade, haverá a participação de Kaony Moreira, Eduarda Gama e Uyatã Rayra.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.