Localizada no Eco Parque Sauípe, a Casa Tupinambá é uma parceria entre a OR no Nordeste e a Prefeitura e beneficia associação de Vila do Saúipe
Em evento restrito para autoridades municipais e representantes da OR no Nordeste (ligada ao Grupo Odebrecht) e da Associação Mãos Nativas (de mulheres artesãs da Vila do Sauípe), foi inaugurada na última quarta-feira (12/08/2020) a Casa Tupinambá. O espaço, que fica no Eco Parque Sauípe, no Litoral de Mata de São João, será onde as artesãs passarão a confeccionar e comercializar produtos de moda e de decoração, feitos à mão, com palha de sisal.
O projeto é fruto de uma contrapartida social de um empreendimento da OR para o Município e ofereceu, durante mais de um ano, consultorias sobre diversos aspectos da produção, gestão e comercialização. Desde a produção da palha até capacitação comercial – com noções em gestão de negócio, finanças, marketing, e-commerce e secretariado.
“É um projeto que propõe melhorar a vida das pessoas. Por isso temos imenso orgulho de contribuir”, diz o prefeito de Mata de São João Marcelo Oliveira. “Trata-se de uma tradição ancestral, altamente importante e rentável, mas que estava sob ameaça de se perder, uma vez que não havia despertado interesse das novas gerações” explica.
“Por isso temos que reconhecer a garra dessas mulheres perseverantes, persistentes e guerreiras, que se organizaram há 11 anos e lutaram com todas as dificuldades. Mas que agora estão tendo uma grande oportunidade de sucesso, graças às ferramentas que lhes foram apresentadas neste projeto”, destaca Oliveira
Conquistas – A Presidente da Associação Mãos, Nativas Maria Cristina, não escondia o semblante de felicidade com a conquista. Não só para as 17 integrantes da associação, mas para toda a comunidade da Vila do Sauípe. “Estamos felizes com a inauguração desse espaço. Todas nós vivemos do artesanato e vamos continuar andando”, disse a artesã.
A Oca Casa Tupinambá é mais um bonito e moderno espaço para comercialização dos produtos das mulheres artesãs. Elas já vendem suas bolsas, chapéus, carteiras, objetos de decoração, acessórios, entre outros, para resorts da região e têm um box no Centro de Artesanato da Praia do Forte. Com as consultorias de design de moda e de decoração, elas ampliaram o leque e acrescentaram mais sofisticação aos produtos. Antes só produziam bolsas.
“Sabemos que aqui produziremos e vai ser bom para todas nós. Estamos felizes e gratificadas. O objetivo é que os hotéis estabeleçam parcerias para que os hóspedes nos visite. A Oca Tupinambá é muito linda e o Eco Parque é um espaço maravilhoso. Mas os turistas têm de nos visitar”, cobra Maria Cristina.
O presidente da OR do Nordeste Eduardo Pedreira ressalta que foi a Prefeitura quem provocou a criação do projeto. O executivo diz que um dos principais objetivos foi fomentar a economia local, através do resgate das origens da região.
“Aqui começou a ser povoado pelos índios Tupinambás e essa tradição do trabalho com palha vem daí. A gente percebeu que na Vila Sauípe tem uma série de família que produzem e vivem do artesanato”, explica. “Então por que não organizar isso em uma estrutura bem feita, numa introdução de gestão pra produção e vende desses produtos?”, indaga Pedreira.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




