Explosão no Porto de Beirute danificou pelo menos 40 mil edifícios, diz ONU

As Nações Unidas continuam atuando com autoridades do Líbano e entidades parceiras para avaliar a situação após a explosão de 4 de agosto de 2020, no Porto de Beirute, e fornecer ajuda de emergência.

Nesta segunda-feira (17/08/2020), a ONU confirmou que pelo menos 40 mil edifícios foram danificados. A estrutura de 3 mil residências estaria comprometida, segundo esse levantamento.

Desempregados

Pelo menos 2 mil médicos ficaram feridos ou tiveram suas instalações de saúde destruídas na tragédia que matou mais de 170 pessoas e feriu 6,5 mil.

A ONU calcula que após a explosão, mais de 70 mil trabalhadores podem ter perdido o emprego. O número se soma a 220 mil desempregados que já existiam antes de 4 de agosto como resultado da crise financeira, que começou no final do ano passado no Líbano.

Além disso, o país está enfrentando um aumento no número de casos da Covid-19. No domingo, foram confirmadas 439 novas notificações elevando o total para 8.881 e 103 mortes.

Quatro óbitos ocorreram entre palestinos abrigados no Líbano, segundo a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa.

Busca e Resgate

No fim de semana, a Força Interina da ONU no Líbano, Unifil, doou equipamento de combate a incêndios à Defesa Civil Libanesa. A expectativa é que o material apoie ações de busca e resgate em todo o país. Contingentes da Unifil também iniciaram doação de sangue para as vítimas da explosão.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados, Acnur, disse que precisa de pelo menos US$ 35 milhões para responder às necessidades de emergência de libaneses mais vulneráveis, refugiados e famílias migrantes na capital.

A agência confirmou que a explosão não atingiu suas reservas em Beirute. Isso permitiu a entrega de kits de abrigo, cobertores, lonas de plástico, colchões e outros artigos essenciais à Cruz Vermelha Libanesa e outros parceiros que atuam no local.

*Com informações da ONU News.

Destruição provocada por explosão no porto de Beirute.
Destruição provocada por explosão no porto de Beirute.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading