Mundo pode atingir 20 milhões de casos de Covid-19 esta semana

Esta semana o mundo poderá chegar a 20 milhões de casos registrados de Covid-19 e 750 mil mortes. A informação foi dada nesta segunda-feira, em Genebra, pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS.

Falando aos jornalistas, Tedros Ghebreyesus alertou que “por trás dessa estatística há muita dor e sofrimento”. O representante lembrou que cada vida perdida é importante e muitos sofrem neste “momento difícil para o mundo”.

Elementos essenciais

Ghebreyesus destaca haver esperança e que “nunca é tarde para reverter o surto” seja num país, região, cidade ou vilarejo. Para enfrentar a pandemia de forma eficaz, ele apontou que os elementos essenciais são líderes que intensifiquem as ações e cidadãos que adotem essas medidas.

O diretor do Programa de Emergências da OMS, Mike Ryan, respondeu a uma questão de um jornalista do Brasil ressaltando que o país continua tendo entre 50 mil e 60 mil casos por dia.

No total de infecções, o Brasil está em segundo lugar com mais de 3 milhões de casos depois dos Estados Unidos, com cerca de 5 milhões. Em terceira posição está a Índia, com um total de 2,1 milhões de infecções relatadas.

Sobre o Brasil, Ryan apontou que as Unidades de Tratamento Intensivo continuam lidando com a situação e destacou o “tremendo mérito” dos trabalhadores de saúde que já vêm atuando durante vários meses.

Ocupação

A taxa de ocupação hospitalar em vários lugares excede 80% e em outros 90%. Para o especialista, qualquer pessoa que trabalha nesse setor “reconhece as pressões e tensões desses indivíduos e suas famílias, que enfrentam uma “tarefa quase insustentável.”

Ryan disse que nesses cenários, a taxa de positividade à Covid-19 ainda é alta, e que em muitos casos está acima de 20%. Vários indicadores no Brasil apontam para um persistente nível de infecção comunitária e pressão sobre o sistema de saúde.

O diretor disse haver situações em que o aumento de casos chega a 10% e 11%, e que considerando os valores de base é “um número alto”. Para Ryan, o Brasil deve manter níveis sustentáveis diante do alto nível de epidemia.

Ele apontou que “a curva está achatando ligeiramente, mas não baixa” e que o “sistema está sob grande pressão.”  Ryan ressaltou que o uso da hidroxicloroquina “não é solução e nem bala de prata”. O especialista destacou que é decisão soberana de cada nação decidir qual o melhor tratamento, mas observou que em vários estudos este remédio provou não ser um tratamento eficaz contra a Covid-19. Ryan recomendou o apoio do governo com atos, recursos e conhecimento para melhorar a atuação contra a Covid-19.

Em relação às vacinas, o diretor disse haver 32 em testes que passarão pelo mesmo rigor da fase três, e depois para a quarta. Ele sublinhou que a OMS acompanha esse processo e não emitirá “nenhum guia”, antes de ter certeza da eficácia de qualquer um destes produtos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading