A Polícia Civil, em operação conjunta com a Coelba, realizou mais uma operação de combate ao furto de energia elétrica, desta vez na zona rural do município de Campo Formoso, a 401 km de Salvador. Policiais, Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e técnicos da distribuidora desmontaram redes irregulares em seis fazendas clandestinas que produziam tomate, cebola e melão. A energia recuperada na ação seria suficiente para abastecer mais de 4 mil residências durante um mês.
Na ação, foram apreendidos três transformadores e mil quilômetros de cabos que eram utilizados para desviar a energia elétrica da rede da Coelba e manter em funcionamento os equipamentos do sistema de irrigação para plantio. As redes clandestinas desmontadas nesta ação conjunta foram identificadas pela área de inteligência da empresa e as informações repassadas para providências da autoridade policial.
Os proprietários das seis fazendas autuadas serão intimados para depor na delegacia. O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população, a energia furtada é paga por outros consumidores, através do repasse na tarifa de energia, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Como denunciar
Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantém um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 116 ou o site http://www.coelba.com.br.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




