Dia do Idoso: tempo de envelhecer com cuidados

“Por acaso, surpreendo-me no espelho: quem é esse que me olha e é tão mais velho que eu?”. Como no poema de Mário Quintana, “Espelho”, o tempo de criança voa, chega o do jovem, o do adulto e envelhecemos. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, número que representa 13% da população do país, e o percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada pelo IBGE. Aproveitando a oportunidade do Dia do Idoso (01/10/2020), a especialista em Geriatria pelo IPEMED, Daniela Menezes, do Plano Boa Saúde do Grupo Vitalmed, alerta para os cuidados ao envelhecer, os principais riscos do envelhecimento e como se precaver para viver com mais qualidade.

Segundo a médica, as quedas são os riscos mais comuns entre idosos e podem estar relacionadas a problemas do metabolismo, efeitos de medicação e fraqueza muscular. “A perda da quantidade e qualidade dos músculos, sarcopenia, está relacionada ao envelhecimento e é causa frequente de quedas entre idosos”, informa a doutora Daniela. Os problemas de metabolismo, doenças cardíacas, diabetes descompensada, uso de medicamentos e baixa qualidade da visão também podem provocar quedas, além de outros fatores, como pisos escorregadios, luz ambiente insuficiente, calçados inadequados e ambiente não adaptado com suportes de apoio em corredores e banheiros.

“Lentamente, ruga a ruga… Que importa! Eu sou ainda aquele mesmo menino teimoso de sempre”, reflete Quintana. O menino pode se manter na mente, mas o corpo já não é o mesmo de criança ou do jovem e precisa de cuidados. Mudanças nos hábitos de vida e no ambiente de casa são necessárias para garantir mais segurança aos idosos. A médica Daniela orienta sobre a necessidade de controlar doenças crônicas (hipertensão, diabetes, problemas da tireoide), beber muita água, tratar dores crônicas e fortalecer os músculos com fisioterapia ou atividades físicas para fortalecimento muscular, além de caminhar.

A especialista diz que também é fundamental ingerir alimentos saudáveis, além de tomar sol ou repor a vitamina D. “Fortalecer o corpo, controlar as doenças preexistentes e manter a imunidade em alta merecem atenção constante dos idosos”, comenta a doutora Daniela, acrescentando a necessidade de evitar objetos que possam provocar tropeços e quedas, como tapetes, e de iluminar adequadamente os ambientes para proporcionar maior conforto visual.

Mesmo com toda a prevenção, todos os cuidados, no caso de queda, os familiares devem estar preparados para agir. “Se ocorrer trauma na cabeça, deve-se avaliar se o paciente apresenta confusão mental, agitação, dores ou edema na cabeça, e considerar a ida à emergência para investigar sangramento interno”, orienta a especialista. “Em caso de queixas de dores em membros ou articulações, deve-se levar o paciente ao médico para fazer radiografia e descartar fraturas”, acrescentou a doutora Daniela, que alerta ainda para a necessidade de observar o idoso nas próximas 24 horas à queda. “Se surgir alguma outra queixa, é melhor levá-lo ao médico para uma avaliação”, aconselha.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading