O secretário-geral, António Guterres, descreveu 2020 como um “annus horribilis”, ou ano horrível, em latim, devido à pandemia da Covid-19, a emergência climática e outras ameaças globais.
Em discurso na Assembleia Geral, ele realçou várias oportunidades e pediu aos Estados-membros que transformem 2021 em um “annus possibilitatis”, um ano de possibilidades, oportunidade e esperança.
Prioridades
O secretário-geral destacou 10 prioridades, incluindo resposta à pandemia, recuperação da crise de saúde, combate às mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.
Guterres também mencionou pobreza e desigualdade, direitos humanos, igualdade de gênero e paz e segurança, lembrando o seu apelo por um cessar-fogo global, feito em março passado.
O chefe da ONU citou a ameaça das armas nucleares, a importância das tecnologias digitais e a necessidade de repor a governança global e fortalecer o multilateralismo.
Agenda 2030
Segundo Guterres, a Agenda 2030 é o caminho para alcançar todos esses objetivos. Ele pediu um reinício da Década de Ação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.









