Em discurso sobre prioridades à Assembleia Geral, António Guterres diz que 2021 deve ser ano de oportunidades

O secretário-geral, António Guterres, descreveu 2020 como um “annus horribilis”, ou ano horrível, em latim, devido à pandemia da Covid-19, a emergência climática e outras ameaças globais.

Em discurso na Assembleia Geral, ele realçou várias oportunidades e pediu aos Estados-membros que transformem 2021 em um “annus possibilitatis”, um ano de possibilidades, oportunidade e esperança.

Prioridades

O secretário-geral destacou 10 prioridades, incluindo resposta à pandemia, recuperação da crise de saúde, combate às mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.

Guterres também mencionou pobreza e desigualdade, direitos humanos, igualdade de gênero e paz e segurança, lembrando o seu apelo por um cessar-fogo global, feito em março passado.

O chefe da ONU citou a ameaça das armas nucleares, a importância das tecnologias digitais e a necessidade de repor a governança global e fortalecer o multilateralismo.

Agenda 2030

Segundo Guterres, a Agenda 2030 é o caminho para alcançar todos esses objetivos. Ele pediu um reinício da Década de Ação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading