A vacinação contra a Covid-19 em Feira de Santana será dividida em quatro fases. A primeira contempla os trabalhadores da saúde (prioridade para aqueles que trabalham em emergência e UTI), população idosa acima dos 75 anos – e a partir dos 60 para os que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas. Indígenas, aldeados e povos de comunidades ribeirinhas também poderão ser vacinados nesta etapa.
A segunda fase é voltada para pessoas de 60 a 74 anos. Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesos poderão receber a dose na terceira fase.
Já a quarta fase da campanha abrange um público maior, quando poderão ser vacinados os trabalhadores da educação, as pessoas com deficiência severa, membros das forças e salvamento, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga, população privada de liberdade e funcionários do sistema de prisional.
Serão 92 Unidades de Saúde da Família e 11 Unidades Básicas de Saúde disponíveis para a vacinação de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.
As unidades com programa Saúde na Hora (Parque Ipê 1, 2 e 3, Videiras 1, 2 e 3, Campo Limpo 1, 5 e 6) funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
Esta campanha contará com a estratégia de vacinação em Drive Thru em três locais, funcionando aos domingos das 8h às 16h.
Vacinação vai priorizar profissionais em emergências e UTIs, afirma Prefeito Colbert Martins Filho em coletiva
Feira de Santana terá 9 mil doses nesta primeira etapa de vacinação contra a Covid-19. A confirmação foi dada pelo prefeito Colbert Martins Filho durante entrevista coletiva ocorrida no Paço Municipal na manhã desta terça-feira (19/01/2021).
Prioritariamente, serão imunizados profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia em emergências e unidades de terapia intensiva (UTIs), além de idosos institucionalizados (em casas de longa permanência) acima de 60 anos.
“Com esse quantitativo e assim que estivermos com a vacina, iniciaremos a imunização, nos locais de trabalho, de enfermeiros, médicos, motoristas de ambulâncias, fisioterapeutas e maqueiros, profissionais de higienização, ou seja, todos que neste momento estão expostos e envolvidos pela rede SUS no combate ao coronavírus”, explica.
O secretário municipal de Saúde, Edval Gomes, lembrou que a data é simbólica e representa o início de uma nova fase no combate à pandemia.
“Temos, agora, um instrumento eficiente que pode mudar o curso da doença”, afirma. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um plano de imunização sólido e eficiente, preparado para o desafio.
“A população pode ficar tranquila que estamos com uma equipe multifuncional capacitada para colocar, em prática, um plano adaptável que permite ajustes à medida que novas doses chegarem”.
O secretário também informou que uma série de estratégias, como transporte, unidades itinerantes e drive-thru’s serão montados para alcançar toda a população, principalmente aquelas que se encontram em áreas distantes, a exemplo dos distritos.
Sobre a vacina, a médica infectologista e coordenadora do Comitê de Combate ao Coronavírus, Melissa Falcão, afirmou ser segura e confiável.
“A CoronaVac possui eficácia de 54% e utiliza vírus inativado [uma versão inativada do Sars-CoV-2], ou seja, foi exposto ao calor ou a substâncias químicas para que perdesse o poder de infectar. “Morto”, ele não se replica e não gera doença ou causa infecção”.
Baixe
Plano de Imunização contra Covid-19 de Feira de Santana
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




