Leitos exclusivos para Covid-19 chegam ao limite em Lauro de Freitas

Com média de 100 novos casos de infectados pelo coronavírus por dia, e atingindo nesta segunda-feira (22/02/2021), 175 óbitos, o sistema de saúde referenciado para a Covid-19 em Lauro de Freitas alcançou o limite. De acordo com o último boletim emitido pelo Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI) a unidade opera com 100% da capacidade com todos os leitos ocupados e pacientes aguardando regulação para unidades de suporte avançado.

A unidade, que possui laboratório, sala de raio x, eletrocardiograma e salas com semi-UTIs, é equipada com três leitos com ventilação mecânica para quadros agravados e sala de isolamento.  “Desde abril de 2020, quando a unidade foi inaugurada, mais de 29 mil pessoas já passaram pelo Santo Amaro. A unidade faz parte dos esforços da gestão no enfrentamento à pandemia. O PASAI é referência no atendimento a síndromes gripais, foi uma das primeiras unidades destinadas a Covid-19 a ser implantada na Bahia”, destacou o coordenador do Comitê Operacional em Emergência da Saúde, Marcelo Galvão.

O médico alerta para a necessidade de manter o distanciamento social e afirma que o comportamento inadequado neste período tem sido o grande causador para os altos números de contaminados. “Contamos com a colaboração de todos, porque a luta é coletiva, todos precisam voltar a usar as máscaras faciais e limpar as mãos constantemente. É surreal as autoridades ainda terem que dispersar paredões, festas e eventos. Atualmente temos 1.869 pessoas com vírus ativo no município”, destacou.

Mesmo após imunização os cuidados devem ser mantidos

O processo de vacinação contra o coronavírus começou em janeiro em Lauro de Freitas. Idosos e profissionais de saúde compõem o público alvo desta primeira etapa. Até agora o município recebeu um total de 4.460 doses e aplicou 4.286. As doses que restam estão sendo aplicadas em profissionais dos hospitais públicos e privados. “Os cuidados devem ser mantidos, já que o número de imunizados ainda é pouco”, alertou o doutor. Segundo ele, a quantidade de vacinados ainda não garante a quebra do ciclo de transmissão.

Máscara e higienização

Uma das formas mais eficazes de eliminar o coronavírus é a lavagem das mãos com água corrente, sabão e constante limpeza das superfícies, as atitudes aliadas ao uso de máscaras formam as ferramentas mais eficazes para conter a pandemia. “A lavagem das mãos deve ser feita por cerca de 20 segundos, tendo cuidado para que todos os dedos sejam corretamente esfregados, além da palma das mãos e unhas”, disse Galvão.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading