O advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, tomou posse nesta terça-feira (30/03/2021) no cargo. Um ano após assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mendonça retorna ao posto, cuja principal função é representar juridicamente o governo federal nos tribunais.
Durante a primeira passagem pela AGU, Mendonça participou de grandes julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF) e defendeu a prisão de condenados pela segunda instância da Justiça. O ministro também atuou na recuperação de R$ 7,5 bilhões aos cofres públicos por meio de acordos de leniência com empresas acusadas de desvios de recursos.
André Mendonça substitui o ex-advogado-geral da União José Levi Mello do Amaral Júnior, que entregou o cargo ontem (29) ao presidente Jair Bolsonaro.
Investigação federal
ao comandar o Ministério da Justiça, André Mendonça orientou a Polícia Federal (PF) a abrir inquéritos contra críticos do Desgoverno Bolsonaro com base na Lei de Segurança Nacional. Uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) objetiva responsabilizar o extremista pro Abuso de Autoridade no exercício do cargo, con fins persecutórios políticos e ideológicos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




