Banco Central tem lucro recorde de R$ 469,6 bilhões em 2020

Um forte alta do dólar no ano passado fez o Banco Central (BC) fechar 2020 com lucro recorde de R $ 469,61 bilhões. O Conselho Monetário Nacional (CMN) é aprovado nesta sexta-feira (26/02/2021) o balanço com as contas da instituição financeira no ano passado.

Do lucro total, R $ 61,97 bilhões custo ao lucro operacional (ganhos com o exercício da atividade) e R $ 407,64 bilhões ao lucro com reservas internacionais e derivativos cambiais (como os swaps, que equivalem à venda de dólares no mercado futuro).

A moeda norte-americana, que subiu 29,3% ano passado, multiplica o valor em reais das reservas internacionais, que fecharam 2020 em US $ 355,6 bilhões, praticamente estável em relação a 2019 (US $ 359,4 bilhões). Isso ampliou os ganhos da autoridade monetária, mesmo com a venda de cerca de US $ 25 bilhões das reservas externas pelo BC para segurar a alta do dólar.

Outra parte do lucro cambial vem do resultado das operações de swap cambial, que funciona como venda de dólares no mercado futuro.

Desde 2008, o banco registra os resultados operacionais e cambiais de forma separada. No primeiro semestre do ano passado, quando o dólar passou a disparar, o BC teve lucro operacional de R $ 24,75 bilhões e ganhos de R $ 478,47 bilhões com as operações cambiais. Desse total, R $ 325 bilhões foram transferidos ao Tesouro para recompor o “colchão da dívida pública”, reserva financeira usada em momentos de turbulência, como a pandemia de covid-19.

No segundo semestre, quando o dólar se estabilizou e passou a cair, o BC teve lucro operacional de R $ 37,22 bilhões e prejuízo de R $ 70,83 bilhões com as operações cambiais. No total, a autoridade monetária teve perda de R $ 33,61 bilhões no segundo semestre, subtraída a transferência de R $ 325 bilhões ao Tesouro e o prejuízo de US $ 33,61 bilhões no segundo semestre.

Por causa da nova legislação que regulamenta a relação entre o Banco Central e o Tesouro, a destinação dos lucros da autoridade monetária mudou. Os lucros vão para uma reserva interna do BC que aumentará o patrimônio líquido do banco e será usada para abater prejuízos futuros com as operações cambiais.

Essa reserva financeira saltou de R $ 45,05 bilhões em 2019 para R $ 164,91 bilhões em 2020. A diferença deve-se à incorporação do lucro cambial de R $ 478,47 bilhões no primeiro semestre.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading