Consórcio Nordeste anuncia acordo para compra da vacina Sputnik V contra Covid-19; Rússia quer vacinar quase 1 em 10 pessoas no planeta este ano

Os governadores do Nordeste vão assinar nesta sexta-feira (12/03/2021), um acordo para a compra de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, de origem russa. O contrato prevê a entrega de 39 milhões de doses ainda no mês de março. Nesta quinta-feira, o Consórcio Nordeste se reuniu com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para garantir que o imunizante faça parte do Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, a aquisição é para todo o Brasil. “Está tendo a formalização do contrato vacina para todo o Brasil, vacina nas regras do Plano Nacional de Imunização para todos os municípios do Brasil.”

A negociação da Sputnik V vinha sendo encabeçada pelo governo da Bahia. Em audiência no Senado Federal nesta quinta-feira, o governador do Estado, Rui Costa, falou que o desafio, no momento, é a abertura de novos leitos de terapia intensiva e reforçou a gravidade da nova variante do coronavírus.

“Temos 10 mil casos ativos a menos e temos 600 pacientes a mais em UTI. Então isso mostra a gravidade dessa nova variante, o quanto ela é mais agressiva”, disse. Na audiência, após a crise causada pela falta de oxigênio, o governador do Amazonas, Wilson Lima, voltou a defender as medidas restritivas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou que o momento é de união dos setores público e privado em torno da vacina. O parlamentar afirmou também que os culpados pela má gestão na pandemia serão punidos, mas rebateu a possibilidade de referendar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa.

Em pronunciamento também nesta quinta-feira, Eduardo Pazuello falou sobre o andamento da vacinação no país. “O Brasil já ocupa o quinto lugar mundial em doses aplicadas e até o meio do ano vacinaremos a metade da população brasileira vacinável. A vacinação de todos não só salvará mais vidas, como também terá papel crucial para evitar o agravamento da crise econômica e social”, afirmou. O ministro da Saúde disse ainda que o sistema de saúde está pressionado, mas não está colapsando.

“O nosso sistema de saúde está muito impactado, mas não colapsou e não vai colapsar. Estamos, de forma integral com governadores, prefeitos e todo o sistema privado de saúde, concentrando todos os esforços neste enfrentamento, com o objetivo único de salvar ainda mais vidas”, disse. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um boletim, nesta quinta-feira (11/03/2021), afirmando que o país vive a pior fase da pandemia e registra 10% das mortes de todo o mundo. Nas últimas 24 horas, foram mais de 2 mil mortes pela Covid-19, chegando a 272.889 falecimentos pela doença no país. O total de infectados ultrapassado os 11,2 milhões de casos.

Rússia quer vacinar quase 1 em 10 pessoas no planeta este ano

A Rússia quer aumentar a produção no exterior de sua vacina contra a Covid-19 com a promessa de fornecer imunizantes para quase uma em cada dez pessoas no planeta este ano, embora tenha produzido apenas uma pequena fração disso até o momento.

“Temos capacidade para fornecer a vacina a 700 milhões de pessoas fora da Rússia este ano”, disse Kirill Dmitriev, diretor-presidente do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF, na sigla em inglês), que apoiou o desenvolvimento da Sputnik V e supervisiona a distribuição internacional. “Os maiores produtores serão Índia, China e Coreia do Sul”, disse em entrevista na quarta-feira.

O sucesso da Rússia em persuadir até agora cerca de 50 países a aprovar a vacina reforçou suas ambições globais, com vários milhões de doses já entregues à América Latina, principalmente para a Argentina e México.

*Com informações da Jovem Pan e Bloomberg.

Leia +

Rui Sputnik é o novo apelido do governador, diz deputado Robinson Almeida, depois de decisão da Anvisa facilitar entrada de Vacina no Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading