A versão do prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho (Reinaldinho), de que o Governo do Estado não teria feito a sua parte para instalar 10 leitos de UTI e enfermaria para tratamento da Covid-19 em um hospital filantrópico na cidade é contestada pelos fatos.
O Governo da Bahia informa que caberia a gestão de Reinaldo Braga montar a estrutura física do Hospital de Campanha (HC), enquanto o Poder Executivo Estadual iria disponibilizar os equipamentos, além de remunerar em R$ 1.600,00 por dia, para cada leito de UTI.
Depois das acusações infundadas do prefeito, a empresa Fabamed, entidade responsável pela operação dos leitos, emitiu nota de esclarecimento informando que depende da disponibilidade de oxigênio na região e que produto, fornecido em tanques ou cilindros, não tem estoque suficiente para o curto prazo.
Mesmo que tenha se indignado com o impasse, soltando gritos em uma emissora de rádio local, o prefeito Reinaldinho demonstrou desconhecimento ao “entender” que a disponibilização de oxigênio não teria que ser da responsabilidade do poder municipal. Antes de ser surreal, é bom lembrar que este é sim um serviço da estrutura física de qualquer unidade hospitalar e não “equipamento” como ele diz.
No final, a clara versão de quem fala o quer e ouve o que não quer, em vez da serenidade e busca do consenso. E o secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi tácito: “não se resolve nada com xingamentos, falta de educação e gritos. O Estado sempre cumpre a sua parte, e tem ajudado os municípios além de sua obrigação por que o esforço é para salvar vidas e não de se politizar um bem tão sério que é cuidar das pessoas”.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




