Américas abrigam quatro dos cinco países com mais mortes por Covid-19

Mais de 1,1 milhão de pessoas se contaminaram com o vírus da Covid-19, na semana passada, nas Américas. A região concentrou, nas últimas semanas, quatro dos cinco países com o maior número de mortes pela doença no mundo, Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.

Na semana passada, 31 mil pessoas perderam a vida para a pandemia.

Vacinas

Falando a jornalistas em Washington, nesta quarta-feira, a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, Carissa Etienne, pediu aos países que reforcem as medidas de saúde pública, até que todos possam ser vacinados.

A chefe da Opas comentou os casos em São Paulo, onde 80% dos leitos das Unidades de Tratamento Intensivo, UTIS, estão ocupados por pacientes com Covid-19.

Carissa Etienne afirmou que apenas no fim de semana, mais de 140 mil pessoas foram vacinadas na cidade de Manaus, mas o ritmo da imunização ainda é insuficiente.

No fim de semana, os líderes do G-7 prometeram um bilhão de doses para os países mais pobres. Etienne disse que “essa promessa renova a confiança de que as barreiras de abastecimento que têm impedido que muitas nações e territórios da região recebam as doses, serão superadas. ”

A agência da ONU informa que menos de um em cada 10 latino-americanos e caribenhos recebeu as duas doses da vacina.

Estados Unidos

Mais 2 bilhões de doses foram administradas em todo o mundo. Em lugares com alta cobertura de vacinação, como algumas partes dos Estados Unidos, Reino Unido e Israel, houve uma redução dramática nas hospitalizações e mortes.

Para a chefe da Opas, as novas doses devem priorizar os mais vulneráveis, como idosos, profissionais da linha de frente e aqueles que vivem com doenças pré-existentes. Agentes de saúde devem receber atenção especial.

Ela também contou que todas as vacinas autorizadas pela OMS e distribuídas pela Covax foram exaustivamente avaliadas por especialistas.

Para a chefe da Opas, o problema na região “é o acesso à vacina, não sua aceitação. ”

Toda a América Latina e Caribe tem um longo legado em imunização.

 Ela disse ainda que “a Opas trabalhará incansavelmente para levar essas vacinas a todos os cantos da região, até que a pandemia tenha terminado. ”

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading