A primeira mostra individual da artista visual Aline Brune, “Dos encontros impossíveis”, já pode ser acessada gratuitamente através do site https://dosencontrosimpossiveis.art.br/. A exposição, que possui curadoria da museóloga Anna Luisa de Oliveira, exibe 30 peças inéditas produzidas por Aline no mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e segue aberta para visitação por tempo indeterminado.
Aline Brune, que protagonizou o filme Café com Canela (2017) e também atuou em Pequeno Gigante (2020), série transmitida pela TVE/BA e TV Cultura, circula com suas obras em salões, bienais e exposições coletivas pelo Brasil e fora dele. Sobre sua primeira exposição individual ela afirma que ”Dos encontros impossíveis é fruto de um pedido de licença às mais velhas e alguns caminhos abertos a partir de técnicas de interferências pictóricas, como a pintura e o bordado sobre fotografias, na possibilidade de compartilhamento de outras camadas de realidades, menos visíveis, no que toca a relação do corpo com lugares tópicos e utópicos, entre espaços públicos, memórias e plano ancestral”.
“Dos encontros impossíveis” tem como objetivo criar uma narrativa que converse com o processo artístico, a técnica e a poética da artista, considerando o estudo por trás de cada peça. As obras foram adequadas para o ambiente virtual e o público pode navegar entre fotografias, bordados, animações e vídeos que fazem parte do acervo da artista.
A curadora da exposição, Anna Luisa de Oliveira Santos, reitera que: ”A ideia do percurso expográfico é justamente de trazer a experiência, onde a gente sinta esses ritmos, esses ritmos que estão presentes nas obras em si e, ao mesmo tempo, a gente se sinta livre com esses caminhos, esses trânsitos. Então a exposição tem diversos caminhos. De vez em quando aparece quatro setas e essas setas nos levam para outros caminhos. As possibilidades são múltiplas, então cada pessoa que visita vai tendo uma experiência de imersão diferente.”
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




