Vacina Sputnik V chega ao Nordeste até o final de julho de 2021

O primeiro lote da vacina Sputnik V chegará ao Brasil em uma semana, contendo 1,1 milhão de doses do imunizante contra covid-19, que irão desembarcar em Recife (Pernambuco). O anúncio foi feito nesta terça-feira (20/07/201) pelo Consórcio Nordeste.

Autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio de um processo de “importação excepcional e temporária”, a vacina russa será distribuída entre os nove estados da região Nordeste. Ela terá uma aplicação controlada, que inclui o acompanhamento das pessoas tratadas.

O estudo para verificar a segurança e a eficácia da fórmula contra o novo coronavírus será conduzido pelo infectologista Júlio Croda. A aplicação do produto ficará limitada a 1% da população de cada estado, mas as autoridades locais poderão escolher os grupos participantes do ensaio clínico.

Por causa das restrições, a chegada da Sputnik V ao Brasil não deve acelerar a vacinação, pelo menos por enquanto. Mas a disponibilização do produto possibilitará a imunização completa da população pelo menos no município de Sousa (Paraíba), processo semelhante ao ocorrido em Serrana e Botucatu (ambas em São Paulo).

Condições para aplicação

Como se trata de uma autorização especial, o uso da vacina russa precisa seguir algumas normas. Uma delas é informar aos interessados que a fórmula ainda não tem aprovação da Anvisa quanto à qualidade, segurança e eficácia.

O imunizante deve ser aplicado em pessoas com idade entre 18 e 60 anos, desde que não sejam grávidas, lactantes e cidadãos tratados com outra vacina. Mulheres com idade fértil que desejam engravidar nos próximos 12 meses também não podem receber o produto, segundo a agência.

Mais um lote da Sputnik V, com 600 mil doses, chegará ao país em breve, destinado aos estados da região Norte. Vale lembrar que a fórmula ainda não tem aprovação para uso emergencial ou definitivo, mas a União Química, responsável pela produção nacional, fará uma nova solicitação à Anvisa.

Governador Rui Costa firmou parceira com Fundo Soberano Russo 

O Governo da Bahia e o Fundo Soberano Russo celebraram o contrato para a compra de 9,7 milhões de doses da vacina Sputnik V. O ato ocorreu na tarde de 5 de março de 2021 (segunda-feira), por meio de reunião virtual, entre o governador Rui Costa, o CEO do Fundo Soberano, Kirill Allexandrovich Dmitriev, e o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias. O primeiro lote com doses do imunizante chegará à Bahia no mês de abril.

Na reunião, o governador Rui Costa agradeceu o apoio para viabilizar a chegada das vacinas de forma célere. “Foram seis meses de muito trabalho, com ação na Suprema Corte brasileira para viabilizar essa compra tão importante da Sputnik V e finalmente tudo deu certo. Estamos passando por uma crise muito profunda do sistema de saúde neste pior momento da pandemia. As vacinas nos ajudarão a passar por este momento tão difícil. O povo baiano e nordestino agradece muito essa ajuda e esperamos que, a partir dessa parceria, possamos concretizar outras parcerias com a Rússia e o laboratório”.

O CEO do Fundo Soberano Russo também agradeceu a parceria com o Governo da Bahia. “Esta parceria é muito importante para o nosso país, nesse contexto de acordos para a produção de vacinas contra o coronavírus. Nossa parceria começou no primeiro dia em que assinamos o protocolo de intenções e estamos à disposição executar a aquisição das vacinas da melhor forma possível. Lembramos que a Sputnik V já foi vendida para 51 países”, afirmou Kirill Allexandrovich Dmitriev.

*Com informações de André Luiz Dias Gonçalves, da Tecmundo e com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading