A ex-deputada Cristiane Brasil cobrou uma ação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após a Polícia Federal prender seu pai, o ex-deputado Roberto Jefferson, nesta sexta-feira (13/08/2021).
Em uma publicação no Twitter, Christiane escreveu: “Cadê o “ACABOU PORRA”? Estão prendendo os conservadores e o bonito não faz nada??? O próximo será ele! E se não for preso, não vai poder sair nas ruas já já! ACOOOOOORDA!!!”
Ela citou uma frase dita pelo presidente, em maio de 2020, após aliados a seu governo se tornarem alvos de uma operação da PF que apura fake news e ataques direcionados aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Jefferson, que é presidente do PDT, teve a prisão determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Também houve o cumprimento de busca e apreensão de bens contra o ex-deputado.
Ao determinar a prisão, Moraes acusa Roberto Jefferson de participar de uma suposta milícia digital em ataques às instituições democráticas. A organização criminosa teria sido montada, principalmente, para atacar a próxima eleição.
Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o ex-deputado tem veiculado ataques e críticas frequentes ao Supremo e também é defensor do voto impresso. Ele chegou a publicar um vídeo nas redes sociais dizendo que se não houvesse o voto impresso, não haveria eleição em 2022, reproduzindo o que foi dito por outras autoridades. Em 2012, o ex-deputado foi condenado durante o processo do Mensalão.
Roberto Jefferson é levado para Bangu 8; Ex-deputado ficará em isolamento por 14 dias
O ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, foi levado nesta sexta-feira (13/08/2021) para o presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8, no Complexo de Gericinó.
O ingresso dele no sistema prisional foi na tarde de hoje, após sua prisão , em casa, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que Jefferson ficará em isolamento social inicial de 14 dias, como acontece com todos os que ingressam no sistema prisional, devido à pandemia de covid-19.
Jefferson passou primeiro pelo Presídio José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio, que funciona como a porta de entrada no sistema. O presídio de Bangu 8 é destinado a presos com nível superior, onde estão alojados, por exemplo, os presos da Operação Lava Jato, incluindo o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.
Na decisão, Alexandre de Moraes determinou também o bloqueio das contas do ex-deputado em redes sociais, “necessário para a interrupção dos discursos criminosos de ódio e contrários às instituições democráticas e às eleições”.
Moraes destacou que, em um vídeo vinculado às redes sociais oficiais do PTB, que foi amplamente divulgado, observa-se “o nítido objetivo de tumultuar, dificultar, frustrar ou impedir o processo eleitoral, com ataques institucionais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao seu ministro presidente. As manifestações, discursos de ódio e homofóbicos e a incitação à violência não se dirigiram somente a diversos ministros da Corte, chamados pelos mais absurdos nomes, ofendidos pelas mais abjetas declarações, mas também se destinaram a corroer as estruturas do regime democrático e a estrutura do Estado de Direito”.
O advogado Luiz Gustavo Pereira, que defende Jefferson, afirmou que pedirá a prisão domiciliar de seu cliente. Uma coletiva de imprensa foi marcada pelo advogado para este sábado (14), em um hotel na Barra da Tijuca, para dar maiores detalhes sobre o caso.
*Com informações da TV Cultura e Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




