Carlos Pitta, cantor e compositor feirense, visitou a Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, nesta terça-feira (22/09/2021), para doar uma cópia original da partitura do Hino de Feira de Santana. Durante o encontro, que coincidiu com as comemorações pelos 188 anos de emancipação política da cidade, o artista destacou a importância de preservar a memória cultural do município.
O documento do Hino de Feira foi confiado a Pitta por Lícia Santos, filha do maestro Tertuliano Santos, responsável pela escrita da partitura baseada no texto da poetisa e musicista Georgina de Melo Erismann. Segundo o compositor, a obra é valiosa por manter o verdadeiro conteúdo melódico e harmônico idealizado pelo maestro. “Quando gravei, procurei ser fiel à partitura”, ressaltou Pitta, referindo-se à sua interpretação musical da peça.
Na ocasião, o artista também anunciou a doação da partitura original da canção “Salve Senhora Sant’Ana”, de autoria do maestro Tuta Reis, da Filarmônica 25 de Março. Ambas as obras ficarão sob custódia da Fundação Egberto Costa e serão expostas no Casarão dos Olhos D’água, onde estarão acessíveis ao público como parte do acervo histórico da cidade.
Pitta definiu o gesto como uma demonstração de amor pela “Princesa do Sertão” e um compromisso com a preservação da história musical do município.
“Esse documento da memória musical não é meu, mas um patrimônio da cidade”, afirmou o cantor, reforçando que a conservação das obras é fundamental para futuras gerações.
Durante a cerimônia, o compositor foi recebido por Luiz Augusto Oliveira, diretor de Atividades Culturais, e Basílio Fernandez Fernandez, diretor de Difusão Científica do Planetário do Museu Parque do Saber. O evento foi marcado por momentos de descontração, nos quais Pitta relembrou passagens de sua trajetória e apresentou trechos musicais em uma celebração à cultura local.









2 responses to “Carlos Pitta doa partitura original do Hino de Feira de Santana e reforça compromisso com a memória cultural da cidade”