ADPF no STF, mandado de segurança na Justiça Federal e representação ao TCU requerem suspensão do leilão para exploração marítima de petróleo e gás natural

Nesta quinta-feira (07/10/2021) ocorre a realização da 17a Rodada de Licitação de blocos marítimos para exploração de petróleo e gás pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O partido Rede Sustentabilidade e o Instituto Internacional Arayara recorreram na noite da terça (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF), à Justiça Federal da 1a Região e ao Tribunal de Contas da União (TCU) para requerer a suspensão imediata do leilão.

A Rede ingressou no STF com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Constitucional (ADPF) pelo fato de a ANP não ter realizado, como determina a legislação, Avaliações Ambientais de Áreas Sedimentares (AAAS) antes de ofertar a apenas nove empresas os 96 blocos localizadas nas Bacias Sedimentares Marítimas de Potiguar, Campos, Santos e Pelotas. O partido observa que a Bacia de Potiguar (nos estados de RN e CE) “fica muito próxima ao Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha” e da reserva biológica do Atol das Rocas, e que “a Bacia de Pelotas (SC e RS) se situa em região de grande relevância para reprodução, alimentação e migração de espécies ameaças”.

O Instituto Internacional Arayara requereu à Justiça federal um mandado de segurança coletivo com pedido de liminar para suspender o leilão devido ao fato de uma auditoria do TCU ter constatado na 17a Rodada “irregularidades passíveis de gerar sobejos prejuízos à coletividade”, além de “todos os riscos de ambientais inerentes à atividade exploratória sem a adoção de cautelas mínimas”.

No pedido de medida cautelar que o Instituto Internacional Arayara encaminhou ao TCU, a organização da sociedade civil destacou que há, pelo menos, três grandes problemas com a 17a Rodada e seu modelo institucional.

Em primeiro lugar, aponta o Instituto Arayara, há graves riscos ambientais que deveriam ter sido medidos de forma conclusivas pela realização de AAAS, conforme orientaram o ICMBio e o Ibama, as agências do Ministério do Meio Ambiente (MME). Também observa o Instituto Arayara que a 17a Rodada registra problemas legais nos pagamentos e contribuições relativos ao aproveitamento da plataforma continental além de 200 milhas marítimas. Alguns dos blocos a serem leiloados encontram-se além do do mar territorial brasileiro.  No pedido de medida cautelar que encaminhou ao TCU ontem à noite, o Instituto Arayara ressalta essas mesmas  constatações descobertas por auditoria do próprio Tribunal.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading