TSE derruba decisão que deixava Marcelo Crivella inelegível

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou, nesta terça-feira (05/10/2021), a condenação do ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella, por abuso de poder político e conduta vedada a agente público.

Em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) havia determinado que Crivella ficasse inelegível por 6 anos. Com a decisão do TSE, o ex-prefeito recupera seus direitos políticos, mas ainda terá que pagar a multa no valor de R$ 15 mil (Antes definida em R$ 106 mil pelo TRE-RJ).

A punição era devido a um evento de 2018, no qual Crivella solicitou veículos da Comlurb para buscar funcionários da empresa de limpeza. O evento, divulgado como reunião para tratar de assuntos trabalhistas, foi usado para palanque político e pedidos de votos para o ex-prefeito e seu filho, na época candidatos.

Com isso, o PSOL acusou os dois de irregularidades e o caso foi parar no TRE-RJ, tendo como decisão a inelegibilidade de pai e filho, em 2020.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) era favorável à decisão do TRE-RJ, pois o ato configuraria desvirtuamento da estrutura municipal para obtenção de vantagens na competição eleitoral.

*Com informações da TV Cultura.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading