Na sexta-feira (17/12/2021), a Ita Transportes, do Grupo Itapemirim, anunciou a suspensão temporária de suas operações. A empresa não deu prazo para o retorno das atividades.
Conforme publicou o portal G1, a suspensão das operações na noite da sexta-feira (17) pegou passageiros de surpresa e alguns souberam pouco antes do embarque. Em Guarulhos, um tumulto foi registrado, causado por passageiros indignados com a situação. A empresa tinha pelo menos 513 voos agendados até o final deste ano.
Em comunicado da empresa enviado ao Jornal Grande Bahia (JGB), a Itapemirim afirma que a causa da suspensão temporária é uma “reestruturação interna” e pede que os passageiros impactados entrem em contato com a companhia.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou uma nota afirmando que a Itapemirim deve comunicar os passageiros sobre o cancelamento dos voos, reacomodações e garantir “atendimento integral”. Além disso, a Anac exige o reembolso aos passageiros afetados.
A Itapemirim é a mais nova companhia aérea a operar no Brasil e iniciou as vendas de passagens em maio deste ano. Atualmente a empresa opera no país com quatro aeronaves de modelo Airbus A320.
Aviso à imprensa emitido pela companhia aérea
ITA suspende temporariamente todas as suas operações
— O Grupo Itapemirim informa que, por iniciativa própria, suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA, no início da noite desta sexta-feira (17) para uma reestruturação interna.
— A decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já foi informada da decisão.
— A ITA lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da ANAC.
— A companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br.
— A companhia irá dedicar o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos.O Grupo Itapemirim informa também que essa decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim, cujas operações seguem normalmente.
*Com informações da Sputnik Brasil.









