Na quarta-feira (08/12/2021), na praia de Jaguaribe, a equipe da REDEMAR Brasil, da Sema e voluntários finalizaram as coletas de campo para análise e construção do relatório final, onde será detalhado a quantidade e tipo de resíduos mais encontrados nas praias de Salvador. As equipes realizaram coletas nas praias do Cantagalo, Amaralina e Jaguaribe e, com base nessas informações será traçado o perfil das praias da capital baiana, assim como o perfil dos empreendedores e usuários das praias.
A campanha “O Mar não está para plástico” não é apenas mais ação de coleta de lixo. Os técnicos do instituto Redemar Brasil, os estudantes de biologia de UNIJORGE, de oceanografia da UFBA e voluntários realizam a coleta dos resíduos sólidos em uma faixa de areia com a extensão e o tempo delimitados. Após a coleta, os resíduos são identificados e separados por categoria como plásticos moles, plásticos sólidos, vidro, papel, alumínio, madeira, tecido. Depois de feita essa separação, realizam a contagem dos itens e, a partir deste processo já dá para traçar as caraterísticas da praia, do lixo e de seus usuários.
Além da coleta, é aplicada uma pesquisa com os frequentadores da praia e empreendedores local, com objetivo entender o ciclo do lixo na praia e possíveis indicações de melhorias para educação ambiental e resolução de conflitos através de relatório técnico elaborado com todas as informações geradas pela ação de cada praia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




