Durante a pandemia da Covid-19, o Teatro Castro Alves (TCA) transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. Nas suas turmas virtuais, entre 2020 e 2021, mais de mil pessoas de várias cidades da Bahia e do Brasil puderam adentrar neste mundo, conhecendo a linguagem musical da orquestra sinfônica, os grandes compositores da música clássica e tendo iniciação à prática de instrumento de flauta doce. Agora, nos dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2022, minicursos fazem abre-alas do novo ano, para quem desejar se introduzir no assunto, experimentar das aulas e conhecer suas metodologias. Os encontros serão gratuitos, em salas virtuais abertas ao público, na plataforma Zoom Meeting, cujos links estão disponíveis no site http://www.tca.ba.gov.br.
Três turmas com carga horária total de quatro horas e meia serão oferecidas nestas datas: “Período Barroco: compositoras e compositores”, com Karina Seixas, das 10 às 11:30; “Falando de flauta doce”, com Uibitu Smetak, também das 10 às 11:30; além de “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, das 19 às 20:30. Os três professores são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).
Período barroco: compositoras e compositores
- Com Karina Seixas
- Aulas: 5, 6 e 7 de janeiro, das 10 às 11:30
O minicurso tem como objetivo trazer ao público leigo o universo da música do Período Barroco, situado entre os anos de 1600 e 1750. Partindo do enfoque histórico, o(a) aluno(a) irá conhecer os instrumentos, a formação da orquestra, o surgimento dos gêneros musicais (sonata, concerto, ópera, dentre outros), bem como o panorama de compositores deste período. Karina Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA), e integra a OSBA desde 2000.
Falando de flauta doce
- Com Uibitu Smetak
- Aulas: 5, 6 e 7 de janeiro, das 10 às 11:30
Serão apresentadas peças para flauta doce de três períodos distintos (uma peça em cada encontro): Idade Média, Renascença e Barroco. Depois das audições, um diálogo sobre o universo da flauta doce objetiva esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o instrumento: sua história, tipos de flauta, materiais, digitação germânica e barroca, repertório etc. Quem desejar participar tocando também será bem-vindo e poderá, assim, tirar dúvidas de técnica. Os encontros são independentes, o ouvinte pode participar de todos ou apenas de um ou dois deles. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.
A linguagem musical da orquestra sinfônica
- Com Alexandre Loureiro
- Aulas: 5, 6 e 7 de janeiro, das 19 às 20:30
Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o minicurso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e para as pequenas formações feitas com seus instrumentos (cameratas). São abordadas as características dos instrumentos de uma orquestra, a organização dos naipes, o papel do maestro e o repertório sinfônico. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




