“Vamos combater o racismo religioso e a intolerância”, afirma Gutierres Barbosa secretário inter-religioso do PT

Eleito secretário nacional do Setorial Inter-religioso do PT, o baiano Gutierres Barbosa, do Distrito de Aguada Nova, do município de Lapão, tem um histórico de militância no Partido de quase 20 anos e acumula uma expressiva atuação como dirigente da legenda estadual e do Diretório de sua cidade. Gutierres é vice-presidente do Diretório Estadual, já foi presidente municipal de Lapão, tesoureiro do PT Bahia e também coordenador de Movimentos Populares do Diretório. Agora o secretário nacional do PT tem uma missão de “grande responsabilidade”, como faz questão de ressaltar, de trabalhar para que o PT fortaleça ainda mais a luta pelo respeito a todas as religiões e contra a discriminação religiosa no Brasil.

“O PT nasceu da década de 80 da luta sindical e das comunidades eclesiais de base da igreja católica. Então PT teve o pé fincado nas lutas sindicais e nas lutas religiosas porque, no período da ditadura militar, tiveram vários lideres religiosos que se colocaram contrários ao regime e que viram no PT um instrumento de luta contra a ditadura militar”, afirmou Gutierres, que é pedagogo pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Evangélico desde jovem, Gutierres sempre prezou pelo diálogo com as mais diversas religiões que têm representatividade no PT Bahia, desde as de matrizes africanas, de umbanda, espírita, dos povos de terreiros, católica, à judaica e islâmica, dentre outras. “Fico lisonjeado por ter apoio de todas as tendências do PT. É uma responsabilidade muito grande ser o coordenador nacional do Setorial Inter-religioso do PT em um período de muito ódio como estamos vendo no país”.

O secretário nacional ressalta que a religião, representada pelas mais diversas crenças, é um instrumento agregador, de paz, de amor e de união. E é essa mensagem que o novo secretário pretende levar para todos os brasileiros. “Não existe democracia sem ter a paz contra o ódio e a justiça pra combater todo tipo de intolerância religiosa. É uma missão muito grande. Vamos combater o racismo religioso e intolerância e reunir todas as experiências de paz, sejam elas cristãs ou não cristãs, que têm como pano de fundo a paz e solidariedade. E o PT é o partido que mais se aproxima desses ideais”.

Eleição nacional – É a primeira vez que o Setorial Inter-religioso do Partido dos Trabalhadores se organiza em âmbito nacional, com o PT Bahia com o primeiro representante do Setorial. Para Gutierres, que já atuou no PT a nível municipal, como presidente do PT do município de Lapão e estadual, como vice-presidente, secretário de finanças e Movimentos Populares do Diretório Estadual, o desafio de dialogar com os diretórios do PT em todo país é um novo estímulo para a sua luta. “É uma experiência nova de relacionamento mais abrangente ainda”.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.