Balcão Virtual da Sefaz Bahia orienta sobre serviços ao contribuinte

Sefaz Bahia lança serviço 100% digital.
Sefaz Bahia lança serviço 100% digital.

Lançado em outubro passado, o Balcão Virtual de Atendimento da Sefaz Bahia vem registrando mensalmente cerca de 2,9 mil atendimentos. O Balcão funciona de segunda a sexta-feira das 8 às 14 horas, promovendo a interação por videoconferência entre a equipe de servidores e os usuários dos serviços do fisco estadual. O acesso do contribuinte à plataforma para a fila virtual é aberto às 8 horas, quando começa, por ordem de chegada, o ordenamento dos usuários em busca de atendimento. O contribuinte tem a partir do momento que entra na fila, 3 minutos para acessar a sala virtual.

O balcão Virtual da Sefaz começou a operar disponibilizando dois dos mais requisitados serviços da Secretaria: emissão de DAE – Documento de Arrecadação Estadual para pagamento do IPVA e orientação sobre a Emissão de Nota Fiscal Avulsa. A partir de dezembro, o Balcão passou a oferecer também orientações gerais ao contribuinte sobre outros serviços fazendários como o andamento de processos, dúvidas sobre documentação necessária para processos, dificuldades de acesso aos sistemas, informações sobre ITD, produtor rural. emissão de certidões e dúvidas e informações sobre Débitos Tributários – PAF, cadastramento de denúncia espontânea e parcelamento.

O atendimento a distância da Sefaz-Ba acontece também por meio da Carta de Serviços, no site www.sefaz.ba.gov.br , pelos telefones (71) 3319-2501 e 0800 0710071, ou ainda por email (faleconosco@sefaz.ba.gov.br). A Fazenda estadual também presta atendimento presencial, nos postos SAC e nas inspetorias fazendárias.

De acordo com o gerente de Atendimento presencial da Secretaria da Fazenda, Moisés Piropo, a ideia é que, aos poucos, novos serviços sejam disponibilizados por meio do Balcão Virtual, o que ampliará o acesso dos contribuintes a serviços da Secretaria. “A aceitação aos serviços por meio do Balcão Virtual tem nos incentivado a aumentar a oferta de horários, ampliando o tempo de funcionamento e a oferta de serviços”, ressalta Piropo.

Como solicitar atendimento

Para ser atendido no Balcão, o contribuinte precisa acessar o canal on-line disponibilizado no site da Sefaz-Ba, no endereço eletrônico www.sefaz.ba.gov.br. Se o contribuinte estiver acessando o Balcão por meio de um celular ou de um tablet, é necessário, antes de entrar na sala, baixar gratuitamente o aplicativo Microsoft Teams. Para isso, basta acessar uma das lojas virtuais – App Store ou Google Play – no seu dispositivo móvel.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF) da Secretaria da Fazenda, Félix Mascarenhas, a plataforma virtual criou uma dinâmica de atendimento que respeita a ordem de acesso às vagas existentes, cabendo ao contribuinte aguardar o chamado por meio de um aviso sonoro direto na sua plataforma, no celular ou no computador.

O Balcão virtual da Sefaz-Ba é um serviço personalizado que conta com salas de atendimento individuais, para manter o sigilo das partes. O contribuinte terá 90 segundos para acessar a sala virtual de conferência após a convocação sonora e iniciar seu atendimento, caso contrário deverá entrar novamente na plataforma, ocupando o final da fila virtual. Ao final do atendimento, será possível avaliar os serviços e, opcionalmente, deixar um comentário.
Aberta a tela de reunião virtual, o contribuinte deve identificar-se com seu nome, selecionar as opções de câmera e microfone e clicar em “Ingressar Agora” para dar início ao atendimento. Os diálogos poderão ser gravados caso o atendente considere necessário.

Sefaz 100% Digital

A nova modalidade integra o Projeto Sefaz 100% Digital, que surgiu em resposta às medidas restritivas durante a pandemia, a partir da necessidade de expandir os canais de atendimento ao público da Secretaria. Mesmo com a volta dos serviços presenciais aos postos SAC, a ideia é oferecer ao contribuinte a possibilidade de dispensar a necessidade de deslocamento.

“Nosso objetivo é facilitar a vida do contribuinte da Sefaz, que não precisa ir aos postos SAC ou a qualquer outro ponto de atendimento presencial, pois isto poderá ocorrer em âmbito totalmente virtual, de forma fácil e ágil, utilizando o Teams”, explica Félix Mascarenhas.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.