Economia global terá crescimento menor que em 2021

Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas estima crescimento global de 4% neste ano e 3,5% em 2023; secretário-geral destaca momento de recuperação frágil e desigual que requer políticas e medidas financeiras direcionadas e coordenadas.

Novas ondas de infecções por Covid-19, desafios persistentes do mercado laboral e na cadeia de suprimentos, associados a crescentes pressões inflacionárias deverão fazer a economia global crescer menos nos próximos dois anos.

As Nações Unidas projetam uma alta de 4% no rendimento global em 2022. Para o ano que vem, a previsão é de 3,5%, segundo o Relatório Situação e Perspectivas Econômicas Mundiais.

Investimento

Na análise lançada nesta quinta-feira, em Nova Iorque, o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas, Desa, ressalta que os quatro fatores foram decisivos para a queda na expansão da economia após atingir 5,5% em 2021.

O ano passado foi marcado por fortes gastos do consumidor e uma relativa atração de investimento. O comércio de bens superou os níveis pré-pandemia.

No entanto, o impulso para o crescimento que foi observado em 2021 desacelerou de forma considerável até o final do período em especial na China, nos Estados Unidos e na União Europeia.

Os efeitos dos estímulos monetários e fiscais começaram a diminuir e surgiram grandes rupturas na cadeia de suprimentos.

Riscos

A recuperação enfrenta riscos com as crescentes pressões inflacionárias em muitas economias, revela a publicação.

Comentando o estudo, o secretário-geral da ONU destaca a “hora frágil e desigual de recuperação global, que requer políticas e medidas financeiras mais direcionadas e coordenadas nos níveis nacional e internacional”.

António Guterres diz ser momento de fechar as lacunas de desigualdade dentro e entre os países.

Para isso, ele recomenda que as economias trabalhem em solidariedade como uma família humana para “fazer de 2022 um verdadeiro ano de recuperação para pessoas e economias”.

Ômicron

Com a altamente transmissível variante Ômicron da Covid-19, surgem novas ondas de infecções e o custo humano e econômico da pandemia deve aumentar novamente.

O subsecretário-geral do Desa, Liu Zhenmin, adverte que sem uma abordagem global coordenada e sustentada para conter a Covid-19, que inclua o acesso universal a vacinas, a pandemia continuará a representar o maior risco para uma recuperação inclusiva e sustentável da economia mundial.

A recuperação do mercado de trabalho continuará abaixo do esperado e a pobreza global permanecerá alta.

Durante os próximos dois anos, os níveis de emprego devem seguir bem abaixo dos pré-pandemia e possivelmente além.

Cadeia de suprimentos

A participação da força de trabalho nos Estados Unidos e na Europa permanece em níveis historicamente baixos.

A falta de mão de obra nas economias desenvolvidas está aumenta os desafios da cadeia de suprimentos e as pressões inflacionárias.

Nos países em desenvolvimento continua fraco o crescimento de postos de trabalho em meio ao fraco progresso da vacinação e aos gastos limitados para estimular as economias.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading