Agricultura familiar é destaque na 2ª Expo Belo Campo

Um mix de alimentos da agricultura familiar, produzido no Território Sudoeste Baiano, pode ser degustado e adquirido durante a 2ª Expo Belo Campo, que começou nesta quarta-feira (16/02/2022) e segue até o próximo domingo (20/02/2022), no Espaço de Eventos Dariel Ferraz, no município de Belo Campo.

Produtos como beiju, biscoito, mel, queijo, café, ovos, galinha caipira, doces e cachaça, além de verduras, hortaliças, frutas e artesanatos, estão sendo expostos e comercializados em mais de 70 barracas doadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O secretário da SDR, Josias Gomes, prestigiou a abertura oficial do evento e destacou que Belo Campo desponta no cenário estadual, como um município promissor no segmento da agricultura familiar, principalmente na produção de leite.

“A Expo Belo Campo é um evento extraordinário que só confirma o protagonismo da cidade, no que se refere ao desenvolvimento rural. Vimos que a produção de mandioca está em crescimento e há um aumento na produção de leite, por meio do melhoramento genético do rebanho. Também pudemos ver de perto a diversidade de produtos rurais que estão sendo vendidos nas barracas. Tudo isso é sensacional, pois alavanca a economia local e territorial, proporcionando mais renda e dignidade para os agricultores familiares”, afirmou Josias Gomes.

O Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, já investiu mais de R$3 milhões no município de Belo Campo. Os recursos repassados para associações, cooperativas e Prefeitura Municipal, são oriundos de projetos como o de Mecanização Rural, Rotas Produtivas e Bahia Produtiva.

O prefeito do município, José Henrique Tigre (Quinho), afirmou: “Belo Campo está num ciclo de desenvolvimento e o apoio do Governo da Bahia nos ajuda a fomentar a agricultura familiar e a pecuária de leite. Nós temos pequenas propriedades que geram riqueza para o povo e contribuem muito para a nossa economia”.

Exposição

A 2ª Expo Belo Campo acontece até domingo (20) e reúne o segmento agropecuário e comercial do Sudoeste Baiano, sendo um espaço para novas oportunidades de negócios, incluindo torneio leiteiro e copa de marcha, além de cursos, palestras e leilões.

 Mônica Ferraz, integrante do Grupo de Economia Solidária do município de Tremedal, informou que está expondo produtos de 40 famílias agricultoras e que a Expo Belo Campo além de gerar renda, contribui para autonomia dos homens e mulheres que vivem no campo. “Essa exposição fortalece a agricultura familiar e empondera o nosso povo. Trouxemos doce de leite, banana de diversas qualidades, limão, abóbora, quiabo, hortaliças, frutas e outros alimentos, todos produzidos de maneira natural e benéfica para saúde”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading