CAIXA Cultural Salvador apresenta oficinas e exposições durante Carnaval 2022

A CAIXA Cultural Salvador está oferecendo uma programação diversificada, com oficinas e exposições durante o final de semana e o feriado de carnaval. Os interessados poderão participar de oficina de mandalas com grãos, oficina de locução de rádio, com criação de vinhetas e comerciais, além de conhecerem exposições de pinturas, gravuras e desenhos.

No dia 26 de fevereiro de 2022, ocorrerá a oficina Mandalas com Grãos, que propõe a criação de mandalas, a partir de grãos que serão selecionados de acordo com suas cores e formas. Na atividade, objetiva-se explorar a técnica de produção de mandalas, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da coordenação motora.

Já no dia 27 de fevereiro será realizada a oficina Locuções para Vinhetas Comerciais e Rádio, que mostrará como funcionam as locuções, ensinando a criá-las para vinhetas, comerciais e externas. Também serão demonstrados possíveis programas de automação e edição de áudio. A oficina será conduzida pelo mediador externo Cleidison Bomfim, o Dilsinho da Joven Pan. Uma homenagem também aos profissionais, no mês em que se tem o Dia do Rádio, por meio de uma oficina que dialogue com a data.

Na CAIXA Cultural Salvador estão em cartaz as exposições Emilianas: Um Conto de Réis e Metade Paisagem, Metade Poesia. A exposição Emilianas: Um Conto de Réis foi construída a partir de pesquisa sobre a presença feminina no conjunto de documentos artísticos e bancários do Acervo CAIXA. As obras que integram a exposição testemunham o início e a evolução da atividade bancária da CAIXA, traçando um paralelo com a existência de mulheres que confiaram na instituição e ali depositaram recursos.

Pintura, gravura, desenho, vídeos e instalações constituem as linguagens artísticas dessa mostra documental. Cada um desses registros apresenta uma singularidade que norteou a seleção dessas obras. Estão representadas histórias como a da baiana que batiza a exposição, Emiliana Maria da Conceição, primeira mulher a abrir uma conta na CAIXA, no segundo dia de funcionamento do banco.

Os visitantes também poderão conferir as cadernetas de poupança de Maria Benedita de Siqueira Campello, a primeira mulher casada a abrir uma conta sem a tutela do marido, e a da escrava Elvira, que poupou durante sete anos para comprar sua alforria. As cadernetas de poupança das mulheres escravizadas, que compõe o Acervo CAIXA, são reconhecidas pela UNESCO como alguns dos raros documentos oficiais daquele período.

Na exposição, estão expostas duas obras de Djanira, reconhecidamente uma das maiores pintoras do país, que foi também trabalhadora rural, cozinheira, pensionista e ambulante. A exposição conta ainda a história do relacionamento de Djanira com a CAIXA, iniciado em 1942, quando a artista abriu sua caderneta de poupança.

Já a exposição Metade Paisagem, Metade Poesia faz uma homenagem à cidade de Salvador, através de obras que retratam paisagens urbanas, praias, religiosidade e a relação dos soteropolitanos com as águas.

Estão à mostra 15 pinturas e esculturas de artistas baianos e radicados na Bahia, que preenchem a Galeria Arcos, ao lado de poesias sobre a primeira capital do país. Os visitantes ainda poderão ter suas fotos e vídeos expostos em televisores, figurando ao lado de nomes como Carybé, João José Rescala e Eliana Kertész.

Com curadoria de Dora Galas, essas exposições têm acesso gratuito e livre para todos os públicos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading