Feira de Santana: Construção da nova UPA do Distrito de Humildes segue em andamento, diz Governo Colbert Martins

Está ganhando forma a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Distrito de Humildes, em Feira de Santana. O muro no entorno do equipamento municipal já está erguido e é possível observar a estrutura dos ambientes, que estão com as paredes suspensas – o chamado levante de alvenaria.

Iniciada há cinco meses, a obra segue em bom ritmo. Já foram concluídos os serviços de locação, levantamento de alvenaria com chapisco e reboco para o fechamento do muro externo, fundação e vigas baldrames concretadas e impermeabilizadas. A próxima etapa contempla a execução do aterro, levantamento de alvenaria de outros ambientes, ferragem e concretagem de pilares.

A unidade é classificada como porte I, oferecendo serviços semelhantes à UPA da Mangabeira e com capacidade de atendimento médio para mais de 135 pacientes/dia.

O secretário de Saúde, Marcelo Britto, visitou o canteiro de obras nesta terça-feira (22/02/2022), e destacou que a unidade vai funcionar em um local estratégico.

“Avaliamos a localização e optamos por um lugar que possa facilitar no atendimento das pessoas que moram no distrito e em regiões próximas. Além da questão da saúde, a posição da unidade vai contribuir para o empreendedorismo. Com o fluxo de pessoas transitando por aqui, os moradores podem empreender com a construção de restaurantes ou lojas para que os funcionários, acompanhantes e pacientes se tornem clientes”, observou.

A UPA tem capacidade de oferecer aos moradores de Humildes uma média de 2.250 atendimentos médicos mensais de pronto atendimento – aqueles pacientes assistidos e liberados em até seis horas – e outros 2.250 serviços mensais de acolhimento.

A unidade de saúde tem orçamento de R$ 2.341.849,36 e a previsão é que a obra seja concluída em setembro deste ano. O equipamento tem mais de 1.050 metros quadrados e vai dispor de 12 leitos, sendo três de observação infantil, um de isolamento, duas salas vermelhas, três de observação feminina e outros três masculinos – podendo oferecer 400 atendimentos mensais de observação de urgência e emergência.

Atendimento especializado

O equipamento irá oferecer exames laboratoriais (capacidade mensal de 3.100) e de imagem, como Raio-X (capacidade mensal de 500) e eletrocardiograma, contribuindo na agilidade no tratamento e diagnóstico.

A unidade vai disponibilizar salas para medicação, sutura e curativo, exame clínico, assistência social, Raio-X, eletrocardiograma, necrotério, quartos de isolamento, vestiários masculino e feminino, além de sanitários adaptados para Pessoas Com Deficiência (PCD).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading