Mostra em museu de São Paulo recria ateliê do modernista Brecheret

Como parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna, o Museu Catavento apresenta a exposição O Ateliê de Brecheret. Aberta no dia 11 de fevereiro de 2022, a mostra ocorre justamente no local em que trabalhou o escultor Victor Brecheret, no Palácio das Indústrias, onde hoje funciona o Museu Catavento.

São 220 metros quadrados de área expositiva, com holografias das esculturas, ferramentas e desenhos do artista. A exposição remonta a história do escultor e reconstitui o espaço em que ele produziu suas obras.

As visitas podem ser de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, no piso superior do museu.

O encontro de Brecheret com os modernistas Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Di Cavalcanti se deu quando os artistas foram visitar o Palácio das Indústrias, ainda na época da construção. Eles foram surpreendidos com a presença de Brecheret, que usava o espaço como ateliê, e ficaram impressionados com as obras do escultor.

Então com 25 anos, Brecheret tinha o estilo que os modernistas buscavam e rompia com a arte acadêmica tradicional. Ele é considerado um dos ícones do modernismo e teve o maior número de obras expostas na Semana de Arte Moderna de 1922. Ele não estava no evento, mas teve 12 esculturas expostas no Teatro Municipal.

O Monumento às Bandeiras, que fica no entorno do Parque do Ibirapuera, é considerado sua principal obra.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading