Em dois anos de pandemia, ONU alerta para entrega “escandalosamente desigual” de vacinas

Mais de seis milhões de pessoas já morreram em todo o mundo desde que a pandemia foi declarada em 11 de março de 2020.

O secretário-geral das Nações Unidas alertou que seria um “erro grave” pensar que a crise acabou.

Vacina

Em mensagem, António Guterres considera preocupante que cerca de 3 bilhões de pessoas ainda estejam aguardando pela primeira dose da vacina.

O chefe das Nações Unidas ressalta que, há dois anos, a vida das pessoas ao redor do mundo foi interrompida pelo vírus.

Ele destaca que a expansão rápida e implacável em todos os cantos do mundo, “parando economias, sufocando redes de transporte e cadeias de suprimentos, fechando escolas, separando pessoas de seus entes queridos e mergulhando milhões de pessoas na pobreza”.

António Guterres indica que o coronavírus foi a motivação tomar medidas de saúde pública sem precedentes e a desenvolver e enviar vacinas de forma extraordinariamente rápida permitindo que muitas partes do mundo pudessem controlar o problema.

Casos e mortes

Pelo menos 446 milhões de casos e mais de 6 milhões de mortes foram registrados desde o início da pandemia, havendo uma quantidade “incontável de pessoas lutando com a piora da saúde mental”.

Outro motivo de apreensão do chefe da ONU é o que chama de distribuição “escandalosamente desigual” de imunizantes.

Já diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, lamentou o fato de o vírus ainda estar evoluindo e aparecendo em algumas partes do mundo.

Tedros Ghebreyesus declarou pandemia seis semanas depois da doença ter sido elevada a emergência de saúde pública de interesse internacional, em 30 de janeiro de 2020. A descoberta da Covid-19 foi notificada pela China e fora do país havia menos de 100 casos e nenhum óbito.

Efeito

Para o chefe da OMS, embora os casos e as mortes globais estejam diminuindo e vários países tenham levantado as restrições, a pandemia está longe do fim.

O diretor da agência da ONU destacou que a crise não terminará em nenhum lugar até que termine em todos.

Na semana passada, a região do Pacífico Ocidental notificou mais 46% de novos casos, ou um total de 3,9 milhões de infectados.

A evolução é acompanhada por “obstáculos na distribuição de vacinas, testes e tratamentos em todos os lugares em que são necessários”.

Capacidade

Tedros Ghebreyesus fez um alerta sobre a recente queda nas taxas de testes efetuados “que deixou o planeta às cegas em relação ao efeito da Covid-19”.

Com a dificuldade foi reduzida a “capacidade de ver onde o vírus está, como está se espalhando e como está evoluindo”.

Em nível global, o total de novos casos diminuiu 5%, enquanto o número de mortes caiu 8% comparado à semana anterior.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading