A abertura do Encontro de Desenvolvimento Empresarial, promovido pelo Sebrae em parceria com o Centro das Indústrias de Feira de Santana, foi realizada na noite desta quinta-feira (24/03/2022), com um debate sobre o desenvolvimento empresarial na cidade por meio da inovação.
Participaram da abertura o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, o presidente da Fecomércio Bahia, Carlos Andrade, os conselheiros estaduais do Sebrae, Clóvis Cedraz e Edson Nogueira, o vice-presidente da Fieb, João Baptista Ferreira, entre outros dirigentes empresariais.
O prefeito Colbert Filho destacou a importância do evento em um momento de retomada econômica. “A retomada econômica após a pandemia começa em todo o país, mas em Feira de Santana, nós temos o orgulho de dizer que não estamos apenas planejando, mas já colocando em prática ações que buscam, cada vez mais, investimentos para a cidade”, afirma.
Para o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, o encontro é fundamental para o apontar o caminho da retomada da economia em Feira de Santana. “Um evento como esse, que envolve o setor produtivo, a área pública, o Sebrae, busca identificar os caminhos e oportunidades para a retomada da economia. Então, Feira de Santana, sendo a maior cidade do interior do Nordeste, demonstra a sua força, saindo na frente em busca por inovação. E isso faz com que a gente tenha a possibilidade de observar o que está acontecendo aqui para usar como modelo para trabalharmos também nas outras regiões do Estado”, conclui.
Entre as entidades que marcaram presença no encontro, estão: o Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).
Participaram também representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS); Sindicato do Comércio de Feira de Santana (SICOMFS); Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS).
Inovação
De acordo com dados do Sebrae, Feira de Santana se destaca, não somente por grandes empresas industriais, mas também pelos pequenos empreendimentos do setor. Atualmente, são 6.000 pequenas indústrias presentes na cidade. Durante esse mesmo encontro, ocorre a reunião do Compemi – Conselho da Micro, Pequena e Média Indústria da Fieb.
Segundo o gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, a cidade, no ano de 2021, foi referência na aplicação de recursos do Sebraetec, conjunto de soluções tecnológicas para pequenas empresas. “Foi investido cerca de R$ 1,2 milhão em consultorias, desde criação de novos produtos até aperfeiçoamento de processos produtivos. Isso vem cada dia mais refletindo no crescimento empresarial e no fortalecimento da economia local”, ressalta.
Ações em Feira
Dentro da programação do evento, o Sebrae realiza a reunião itinerante do Conselho Deliberativo Estadual e reforçou, durante a abertura do evento, o apoio ao desenvolvimento empresarial de Feira de Santana e região, disponibilizando para o ano de 2022 um orçamento de cerca de R$ 7.000.000 para ações para os pequenos negócios no município.


Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




