Desde que as nações ocidentais impuseram novas sanções contra a Rússia devido à operação militar especial do Governo Putin na Ucrânia, os preços do petróleo dispararam, provocando receios de uma maior inflação global à medida que as empresas multinacionais do Ocidente aumentam o preço do combustível e do transporte.
Restrições e sanções contra a Rússia, que o presidente dos EUA descreveu como uma “vitória moral” contra o presidente russo Vladimir Putin, estão prejudicando os EUA, enquanto Putin está “vencendo” o impasse bilateral, disse o apresentador do canal Fox News Tucker Carlson.
Carlson criticou uma alegação feita por Biden e repetida pela secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, de que presidente russo é responsável pelo aumento dos preços dos combustíveis, salientando que as ações de retaliação contra Moscou levaram à inflação. Carlson afirmou que a inflação global ajuda a Rússia.
“Algumas pessoas consolaram-se com isso. Mas você tem que se questionar como isso é exatamente uma vitória moral contra Putin? Rússia é um dos maiores produtores de petróleo […] Isso significaria que preços mais altos do petróleo ajudam Putin. Eles [preços] tornam Putin, e os sauditas, e os venezuelanos, e o Irã muito, muito mais ricos”, disse ele.
O apresentador de televisão do canal norte-americano Fox News observou que as sanções contra a Rússia e a proibição do fornecimento de combustíveis fósseis russos não são apoiados por todas as nações do mundo.
A União Europeia (UE) continua comprando petróleo bruto russo, embora Bruxelas afirme que o fluxo petroquímico de Moscou pode ser abandonado até o final de 2022, mas a UE não revelou de que forma isso poderá ser realizado.
De acordo com especialistas da indústria, Moscou pode continuar cobrando uma fortuna para vender seu petróleo e gás fora dos EUA, disse Carlson.
“Isso significa que o perdedor nesta política não é Vladimir Putin, ele é o vencedor. [O perdedor] são os EUA”, afirmou o apresentador.
Além dos aumentos dos preços dos combustíveis, os custos do trigo, fertilizantes, níquel e muitas outras commodities também estão subindo devido a problemas na cadeia de suprimentos e oportunismo corporativo, observa apresentador.
“Quem é que vai pagar por tudo isso?”, questionou Carlson, acrescentando: “São vocês. Este é o maior aumento de impostos de suas vidas”.
Nesta semana, o presidente russo declarou que os EUA estão tentando enganar sua própria população ao culparem a Rússia pela alta do preço dos combustíveis.
“O fornecimento de petróleo russo para o mercado norte-americano não ultrapassa 3%. Esta é uma quantidade pequena, mas seus preços estão crescendo. Não temos absolutamente nada a ver com isso. Eles apenas se escondem atrás dessas decisões para enganar mais uma vez sua própria população”, disse Putin.
Ele também notou que Governo Putin não está fechada para ninguém, ao contrário, está pronta para trabalhar com todos.
Secretário-geral da OTAN diz que medidas econômicas contra Rússia são caras para o mundo inteiro
Nesta sexta-feira (11/03/2022), o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que a introdução de sanções contra a Rússia pelos países membros da aliança pode significar apoio à Ucrânia na situação atual, porém, ressaltou que as medidas “têm impacto em todos”.
“Ninguém quer essas sanções. Claro, essas sanções são caras para o mundo inteiro, inclusive para os países que estão impondo as sanções, mas ao mesmo tempo temos que reagir […]. A OTAN e os aliados da aliança impuseram sérias sanções para pressionar ao máximo a Rússia. Isso aumenta a probabilidade de eles em algum momento aceitarem que precisam sentar na mesa de negociações”, disse o secretário-geral.
Na última sexta-feira (4), Stoltenberg afirmou que a aliança e seus aliados não enviarão tropas ou aviões para Ucrânia. Ao mesmo tempo, disse que a OTAN está fortalecendo cooperação com Suécia e Finlândia e que pretende reforçar sua presença no Leste Europeu, conforme noticiado.
Ontem (10), a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, esteve na Polônia para diálogos com o presidente polonês, Andrzej Duda, e informou que o governo norte-americano entregou sistema de mísseis Patriot ao país.
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para “desmilitarização e desnazificação da Ucrânia”.
Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalalções da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades. Os militares russos também organizam corredores humanitários para população civil que foge da violência dos neonazistas e nacionalistas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




