Feira de Santana será a sétima cidade-irmã brasileira de Campinas

O prefeito Colbert Martins esteve em São Paulo na Prefeitura de Campinas nesta quinta-feira (10/03/2022) para a assinatura do protocolo de intenções que inicia o processo para que Feira de Santana se torne cidade-irmã de Campinas. Um dos critérios para se estabelecer o relacionamento de cidades-irmãs é a similaridade entre elas, como ocorre entre os municípios.

O objetivo da irmanação é estreitar o relacionamento para promover a integração em projetos de desenvolvimento científico e tecnológico. Também será incentivado o relacionamento entre instituições de ensino, iniciativa privada e comunidade, e a promoção do bem-estar pessoal e social da população.

Feira de Santana é o segundo maior município da Bahia e Campinas é o terceiro do estado de São Paulo. A cidade baiana também tem vocação tecnológica e conta com parcerias com a empresa Microsoft e com um centro de educação digital. Assim como a Unicamp, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) tem um alto nível de excelência.

Uma curiosidade é que as duas cidades são conhecidas como princesas: Feira de Santana é a Princesa do Sertão, uma referência à homenagem feita por Rui Barbosa em 1919, e Campinas é a Princesa D’Oeste por estar localizada a oeste da capital do estado.

Durante a reunião para a assinatura do protocolo, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, falou sobre a Lei de Inovação, sancionada no dia 13 de dezembro do ano passado, e disse que as duas cidades têm muito a ganhar com essa parceria. “Estamos abertos a levar adiante as parcerias e teremos muitas oportunidades para que as duas cidades se aproximem”, disse o prefeito de Campinas.

Feira de Santana tem mais de 600 mil habitantes, duas universidades públicas, 11 privadas e um grande parque industrial. Segundo Colbert Martins Filho, o estreitamento de relações visa levar as experiências de Campinas para o município baiano.

“Feira de Santana sente orgulho de se tornar cidade-irmã de Campinas, que irá contribuir muito conosco, principalmente na tecnologia e no empreendedorismo”, afirmou o prefeito baiano.

O próximo passo será a criação de um projeto de lei a ser enviado para apreciação da Câmara Municipal. Campinas tem atualmente 21 cidades-irmãs, sendo 15 no exterior e seis no Brasil: Ubatuba e Peruíbe (São Paulo), Belém (Pará), Blumenau (Santa Catarina), Camanducaia e Salinas (Minas Gerais).

Também participaram do encontro o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Campinas, Newton Frateschi, e o secretário de Governo de Feira de Santana, Denilton Brito.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading