Governo russo aplicou sanções nesta terça-feira (15/03/2022) contra diversos altos funcionários norte-americanos, incluindo Jake Sullivan, Jen Psaki, John Kirby e outros. Além dos estadunidenses, os canadenses também entraram na lista, como o primeiro-ministro, Justin Trudeau.
Moscou lançou uma série de sanções pessoais contra autoridades importantes do cenário político norte-americano e canadense.
No âmbito dos EUA estão o próprio presidente, Joe Biden e seu filho, Hunter Biden; a ex-secretária de Estado Hillary Clinton; o chefe do Pentágono, John Kirby; o presidente do Estado-maior Conjunto, Mark A. Milley; o atual secretário de Estado, Antony Blinken e o secretário de Defesa Lloyd Austin, anunciou o Ministério das Relações Exteriores russo nesta terça-feira (15).
Outros altos funcionários também receberam sanções individuais, como o conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan; seu vice, Daleep Singh; a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki; a administradora da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) Samantha Power; a vice-secretária do Tesouro, Adewale Adeyemo, e a presidente do Departamento de Exportação, Reta Jo Lewis.
Além dos funcionários norte-americanos, sanções também foram lançadas contra autoridades canadenses, incluindo o primeiro-ministro, Justin Trudeau, a ministra das Relações Exteriores, Melanie Joly, a ministra da Defesa, Anita Anand e mais 300 parlamentares canadenses, disse a pasta.
As medidas tomadas por Moscou são uma resposta a uma larga sequênica de sanções aplicadas contra a Rússia após o começo da operação especial militar na Ucrânia no dia 24 de fevereiro.
“Em resposta à lista de sanções sem precedentes, à entrada [proibida] nos EUA de altos funcionários da Rússia, [como resposta] neste 15 de março de este ano, o presidente Joe Biden e o secretário de Estado Antony Blinken, [entre outros] se incluem na lista recíproca de vetos russos”, indica a nota do ministério.
Os Estados Unidos e União Europeia lançaram sanções pesadas contra Rússia, por exemplo, o banimento do método de pagamento SWIFT.
UE impõe quarto pacote de sanções econômicas e pessoais contra a Rússia
União Europeia aprovou oficialmente o quarto pacote de sanções contra a Rússia, que inclui medidas restritivas econômicas e pessoais, anunciou o Conselho da UE na terça-feira.
Em particular, a UE limitou as importações de aço e ferro da Rússia, os investimentos no setor de energia do país, as exportações de bens de luxo para o país e também impôs sanções contra empresários, jornalistas e empresas russas. A lista de pessoas e entidades sancionadas será publicada posteriormente no Jornal Oficial da União Europeia. Depois disso, as sanções entrarão em vigor.
“Este quarto pacote de sanções é outro grande golpe na base econômica e logística da qual a Rússia depende para realizar a invasão da Ucrânia. O objetivo das sanções é que o presidente Putin pare essa guerra desumana e sem sentido”, disse Josep Borrell, Representante dos Negócios Estrangeiros e da Política de Segurança, diz conforme citado pelo Conselho da UE.
Aço, ferro, luxos, energia
As novas sanções da UE contra a Rússia incluem restrições às importações de aço e ferro, investimentos nos setores de petróleo e energia do país e exportações de luxo para a Rússia, disse o Conselho da UE.
De acordo com o comunicado, o Conselho decidiu, em particular, “proibir novos investimentos no setor de energia russo, bem como introduzir uma restrição abrangente à exportação de equipamentos, tecnologia e serviços para o setor de energia, introduzir novas restrições ao comércio de ferro e aço, bem como artigos de luxo.”
Como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, explicou anteriormente, os bens de luxo, em particular, incluem carros caros e joias.
A Comissão Europeia acredita que restringir as importações de aço pode levar a uma perda de 3,3 bilhões de euros em receita para a Rússia.
Classificações de crédito, OMC
De acordo com o comunicado, o Conselho também decidiu “proibir todas as transações com certas empresas estatais, a prestação de quaisquer serviços de classificação de crédito, bem como o acesso a quaisquer serviços de assinatura em relação às atividades de classificação de crédito, a qualquer pessoa ou entidade russa. “
A UE e outros membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) concordaram em privar os bens e serviços russos do regime de nação mais favorecida nos mercados da UE. A UE afirma também que o processo de adesão da Bielorrússia à OMC deve ser suspenso.
Sanções pessoais
A UE ampliou a lista negra da Rússia para incluir empresários, jornalistas e empresas do país.
“Além disso, o Conselho decidiu sancionar os principais oligarcas, lobistas e propagandistas que pressionam a narrativa do Kremlin sobre a situação na Ucrânia, bem como empresas-chave nos setores de aviação, militar e de uso duplo, construção naval e construção de máquinas”, diz o comunicado.
A lista de indivíduos e entidades contra as quais foram impostas sanções será posteriormente publicada no Jornal Oficial da UE. Atualmente, existem mais de 600 pessoas e empresas na lista negra.
A operação militar da Rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, disse em 24 de fevereiro que, em resposta a um pedido dos chefes das repúblicas do Donbass, tomou a decisão de realizar uma operação militar especial na Ucrânia, enfatizando que Moscou não tem planos de ocupar territórios ucranianos. Putin disse que os objetivos da operação são a desmilitarização e a desnazificação da Ucrânia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




