Bando Anunciador não participa da edição 2022 dos festejos da padroeira de Feira de Santana; Evento cultural deixa de ocorrer pelo terceiro ano consecutivo

O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) anunciou que a edição 2022 do Bando Anunciador não vai ocorrer. A festa é uma das mais tradicionais de Feira de Santana e precede as comemoração de Nossa Senhora de Santana, padroeira do município.

Segundo o Cuca, instituição vinculada a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), responsável pela organização do Bando Anunciador, o evento cultural é preparado desde o começo do ano até a data marcada, em julho. Porém, no início de ano de 2022 foi registrada alta de casos da Covid-19. O cenário de saúde pública restritivo impactou no cancelamento do festejo.

“Além disso, outra possibilidade seria realizar assim como a Micareta, no segundo semestre de 2022. Mas, vale ressaltar que a festa popular é de cunho religioso, em homenagem ao Dia de Senhora Sant’Ana. Logo, adiar o Bando, faria com que o sentido da festa fosse esquecido”, diz em nota o CUCA.

Expectativa frustrada 

Com o quadro de melhora da Covid-19 em Feira de Santana, alguns eventos de grande porte voltaram a acontecer. Logo, a expectativa da população era que o festejo, que reuniu mais de 40 mil participantes em 2019, viesse a ocorrer em 2022.

A história do Bando Anunciador

O Bando Anunciador é um evento cultural que reúne vários grupos de pessoas. A atividade é reconhecida como uma das mais antigas tradições de Feira de Santana, remontando ao século XIX.

Em 1987, o festejo popular foi extinto pela Prefeitura de Feira de Santana e pela direção da Diocese de Feira de Santana.

Em 2007, a atividade cultural foi renomada pelo Cuca e, desde então, vem ganhando adeptos, cuja principal característica é a irreverência, com uso de diversas fantasias, e, ou, remissão à personagens históricos e políticos.

Por 13 anos, ininterruptos, o evento reuniu grupos populares pelas ruas do entorno da Praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, conhecida como Praça da Matriz da Catedral Metropolitana de Sant’Ana.

Em 2019 ocorreu a última edição dos festejos do Bando Anunciador.

Em 2020, sob impacto da crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, o evento cultural foi interrompido, fato que prosseguiu até o ano de 2022, com expectativa de ser retomado em 2023.

*Reportagem da estagiária em jornalismo Fabrícia Leite, com edição de Carlos Augusto.

Leia +

Feira de Santana: Após 2 anos de restrições, Catedral Metropolitana de Sant’Ana volta a celebrar Semana Santa de forma plena

O Bando Anunciador; Evento cultural marca início dos festejos da padroeira de Feira de Santana


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading