Lago Pedra do Cavalo terá, pela primeira vez, etapas do Baiano e Brasileiro de Canoagem; Estadual será em maio e, Campeonato Brasileiro, em agosto de 2022

O Campeonato Baiano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2022 começa neste domingo (24) e a etapa no Lago Pedra do Cavalo, em Santo Estêvão, incluído pela primeira vez, já tem data definida: será no dia 29 de maio. Cerca de 120 atletas, além das equipes técnicas, estarão presentes no município. Outra boa notícia é que o Campeonato Brasileiro também já foi confirmado para acontecer no lago e será em agosto.

A inclusão do manancial no evento esportivo é resultado de articulação feita pelo mandato do deputado estadual Angelo Almeida (PSB), junto ao Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), à Federação Baiana de Canoagem (Febac) e à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

De acordo com o parlamentar, o propósito é valorizar o lago, ampliando as atividades desenvolvidas nele e gerando mais emprego e renda para as comunidades ribeirinhas e as populações dos municípios circunvizinhos. “Nós temos este lago que é um verdadeiro patrimônio natural e que precisa ser cuidado. É possível fomentar a economia de forma sustentável, promovendo o esporte, turismo e lazer. A realização do campeonato é a concretização de muita luta. Apesar de ser o maior celeiro de atletas da modalidade no Brasil, a Bahia será palco pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Canoagem. Estou muito feliz”, comemora.

A presidente da Febac, Camila Lima, afirma que, para realizar a etapa baiana no lago, a Federação conta com apoio da Sudesb, prefeitura de Santo Estêvão e do deputado Angelo Almeida, que também disponibilizou verba de emenda parlamentar. “É de suma importância para expandir e fomentar a canoagem em outras regiões da Bahia, apresentando o potencial hídrico do Lago Pedra do Cavalo”, reforçou.

Já o presidente da Confederação Brasileira, Rafael Girotto, ressalta que a realização do evento nacional na Bahia é uma forma de agradecer por tudo que o Estado tem feito pela canoagem brasileira. “A Bahia hoje é o principal estado a mandar atletas para a canoagem, é de onde saíram as nossas medalhas olímpicas e não poderia ser diferente. A Bahia merecia esse evento. Será o primeiro campeonato brasileiro da modalidade no estado, que está acostumado a mandar seus atletas para fora e agora vai receber os atletas de todo o país em casa”, frisou.

Girotto diz que a expectativa em torno da vinda para a Bahia tem sido muito grande em todas as equipes, que querem conhecer “a casa e o celeiro dos campeões”. “Vai ser uma grande festa e vai ficar marcado na história da canoagem brasileira”, prospecta, ao tempo em que informa que o evento trará para Santo Estêvão mais de 400 atletas e que este é o principal campeonato do ano na modalidade.

Aprovação do Lago para o evento 

Segundo Girotto, as condições do Lago Pedra do Cavalo, que é muito grande e tem pouca ação de vento (o que é bem difícil de encontrar), foram determinantes para a aprovação do campeonato nacional em Santo Estêvão. Outros fatores fundamentais foram o apoio do Governo da Bahia, que vai proporcionar a estrutura, e o fácil acesso ao município.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading