A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou a inauguração da nova sede da CASA do DUCA, o Centro de Artes de Amargosa – Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade, na segunda-feira (18/04/2022).
O prédio da antiga cadeia pública, construído no final do século XIX, foi doado pela Prefeitura Municipal de Amargosa para a instalação do Centro em 2008. A obra de restauração iniciou em 2020 e foi financiada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Jorge Solla.
Os povos dos terreiros Nzo Matambale Ventos de Angola e Ilê Axé Iba Foriloya e uma criança (Benjamin, Tata Pocó do terreiro Nzo Matambale Ventos de Angola) iniciaram as comemorações abrindo a CASA do DUCA. Dentro do Centro ocorreram exposições artísticas, performances, rodas de capoeira, atrações musicais e feira agroecológica.
Para Alessandra Gomes, coordenadora da CASA do DUCA, este é um marco histórico para a extensão universitária e para a cultura local. ‘Agora com espaço próprio, depois de passar por alguns locais alugados, podemos realizar as atividades de forma mais segura e com uma estrutura adequada’, afirma. ‘Estamos muito felizes, pois o projeto é fruto de sonhos, de persistência, de empenho… muitas pessoas passaram pelo projeto e tiveram suas vidas transformadas’, complementa.
O reitor da UFRB, Fábio Josué, destacou a importância da entrega do equipamento para a comunidade acadêmica e para a sociedade. ‘Em tempos difíceis, é muito simbólico estarmos transformando uma antiga cadeia pública em um espaço de cultivo da expressão artística, de valorização e fortalecimento da nossa cultura, então só temos que celebrar… Sempre houve um desejo da comunidade acadêmica, do CFP e da sociedade amargosense em ver este espaço restaurado e em 2018, com o apoio do Prefeito Júlio Pinheiro, recebemos a promessa do deputado Jorge Solla para destinar uma emenda parlamentar individual para a reforma deste espaco’, disse.
Participaram do evento o reitor, Fábio Josué; a diretora e o vice-diretor do CFP, respectivamente, Creuza Silva e Tiago Rodrigues; o diretor do CETENS, Jacson Machado; os pró-reitores da PROGRAD, PROPAAE, PROAD, PROPLAN e PPGCI, respectivamente, Karina Cordeiro, Carlos Alberto de Paulo, Emerson Santa Bárbara, Joaquim Ramos e Maurício Silva; o chefe do Núcleo de Orçamento de Obras da CIMAM, Gabriel Ferreira; o deputado federal, Jorge Solla; a secretária da Ciência e Tecnologia do Governo da Bahia, Mara Souza; o prefeito e vice-prefeito de Amargosa, respectivamente, Júlio Pinheiro e Getúlio Sampaio, além de outras autoridades e membros da comunidade acadêmica.
CASA do DUCA
A CASA do DUCA é um programa permanente de extensão da UFRB, que abriga os projetos de extensão do Centro de Formação de Professores (CFP), bem como seus grupos de pesquisa e as atividades culturais ligadas a eventos, cinema e teatro. O Centro tem como objetivo o fomento da vida cultural de Amargosa e região, entendendo por vida cultural não apenas as manifestações artísticas, mas também a elaboração científico-tecnológica, bem como a reflexão crítica, a produção intelectual, e a participação política no desenvolvimento da região.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




