Garrafa plástica, rolo de papelão, lupa, cola, um celular e bastante criatividade. Com esses itens, os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Regina Vital, que fica no Campo Limpo, em Feira de Santana, puderam ampliar o conhecimento em ciências com a utilização de um microscópio produzido com materiais reciclados.
A aula sobre células, da professora Juliana Barbosa, ficou muito mais divertida e dinâmica com a utilização do recurso. Com o auxílio de um vídeo no celular, a docente conseguiu reproduzir como as unidades são vistas no equipamento “de verdade”.
A tarefa inicial foi criar um microscópio com materiais recicláveis. Logo após a produção, a missão foi explorar a estrutura celular com o equipamento.
“Tornou a aula muito mais dinâmica, as crianças ficaram entusiasmadas desde o início. Conseguimos visualizar como funciona a estrutura da célula e trabalhar com o reaproveitamento dos materiais, além de envolver toda a turma na atividade”, destacou a professora Juliana.
O pequeno Gustavo Souza de Jesus, 9 anos, ficou animado com o que aprendeu.
“Aprendi sobre como são os microorganismos, bactérias, fungos, quantas células têm. Eu nunca tinha visto um microscópio. Foi muito interessante porque conseguimos ver como funciona e tudo mais”, contou o estudante com entusiasmo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




