Conheça vida e obra do jurista baiano Ruy Barbosa

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio da Comissão Permanente de Memória, divulga dois materiais em acesso livre sobre o jurista baiano Ruy Barbosa: o Memorial Ruy Barbosa, que resgata em detalhes a vida e obra do jurista e abolicionista baiano em forma de linha de tempo; e o e-book “Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa”, que contextualiza o surgimento do Tribunal baiano, até a construção de sua sétima sede – o Fórum Ruy Barbosa.

E-book – O livro ‘Antecedentes Históricos do Fórum Ruy Barbosa’ foi lançado, inicialmente, em formato físico, em comemoração aos 70 anos de inauguração do Fórum Ruy Barbosa, em 2019. A obra conta com texto original de Carlos Alberto Carrillo, revisão do Desembargador Lidivaldo Reaiche e fotografias originais de Nei Pinto Ferreira e Carlos Alberto Carrillo. Nos capítulos, são abordados temas como a opulência e a miséria das Cortes de Justiça na Bahia, inventários e regimentos dos Tribunais e a ocupação e o acabamento do Fórum Ruy Barbosa. O e-book está disponível, de forma gratuita, na página da Comissão Permanente de Memória do PJBA.

Ruy Barbosa, vida e obra

Nascido em 5 de novembro de 1849 – a mesma data em que, 100 anos depois, seria inaugurado um Fórum em sua homenagem – Ruy Barbosa de Oliveira nasceu no Centro Histórico de Salvador e começou a demonstrar sinais de aptidão intelectual desde a infância. Aos 16 anos de idade, o jovem Ruy se matriculou na Faculdade de Direito de Recife. Naquela época, apenas o curso de Medicina era ofertado em Salvador.

Em 1870, Ruy retornou à Salvador, após um período estudando em São Paulo, e, dois anos depois, assumiu a função de Promotor Adjunto, iniciando suas atividades forenses. Mesmo batalhando uma anemia cerebral, Ruy Barbosa trabalhou como redator-chefe do jornal Diário da Bahia, onde defendeu com veemência a reforma eleitoral e a eleição direta, bem como a liberdade religiosa e a separação entre o Estado e a Igreja.

Aos 27 anos, o jurista viajou ao Rio de Janeiro a trabalho, a fim de angariar fundos para se casar com Maria Augusta Viana Bandeira e no mesmo ano, em novembro, celebrou o matrimônio. Dois anos depois, eleito Deputado Geral do Parlamento do Império, ele se transferiu com a família para o Rio de Janeiro.

Em 1888, em Salvador, no Teatro São João, no evento promovido pela Sociedade Libertadora Baiana, Ruy Barbosa defendeu a abolição da escravidão e o Federalismo e, em novembro de 1889, com a Proclamação da República, ocupou os Ministérios da Fazenda e da Justiça durante o Governo Provisório. Ainda em vida, o Jurista assumiu a Cadeira nº10, da Academia Brasileira de Letras, como sócio fundador.

Em 1907, nomeado Embaixador Extraordinário/Plenipotenciário e Delegado do Brasil em Haia, então capital da Holanda, Ruy conquistou a admiração geral, enfrentando embates, defendendo o princípio da igualdade dos países, e obtendo reconhecimento mundial. Em 1922, ele foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura.

Diagnosticado com paralisia bulbar, o Jurista faleceu aos 73 anos, em 1923. A Associação Baiana de Imprensa inaugurou o Museu Casa de Ruy Barbosa, no imóvel onde ele nasceu. Em 1949, os restos mortais de Ruy e Maria Augusta foram transferidos para a Bahia, com a celebração de uma Missa, na antiga residência do casal, na presença do Presidente Eurico Dutra. Eles foram recebidos no Porto de Salvador pelo Governador Octávio Mangabeira e carregados em desfile cívico até o Fórum Ruy Barbosa, inaugurado naquela data, em comemoração ao centenário de nascimento do insigne jurista.

A Lei Federal nº 5.579 institui o dia 5 de novembro, em homenagem ao nascimento de Ruy Barbosa, como Dia da Cultura e da Ciência.

Semana da Memória

Em homenagem ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio, o PJBA está com uma programação de notícias multimídia que visa aproximar a população da história e do rico legado do Tribunal baiano. A data objetiva conferir maior visibilidade à Memória da Justiça brasileira e à importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico.

O projeto faz parte da Semana da Memória, proposta pelo Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e instituída pela Resolução CNJ n. 316/2020, que celebra o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário desde o Brasil Colônia para as gerações presentes e futuras.

Este ano, o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário será sediado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em modalidade presencial, entre os dias 10 e 13 de maio, em Recife (PE). O tema do evento é “História, Memória e Patrimônios”. O encontro culmina com a entrega do Prêmio CNJ de Memória.

A Comissão da Memória do PJBA tem como membros titulares os Desembargadores Regina Helena Ramos Reis (Presidente), Aldenilson Barbosa dos Santos, Maria da Purificação da Silva e Rita de Cássia Machado Magalhães; os Juízes Arnaldo José Lemos de Souza, Cássio José Barbosa Miranda, Joselito Rodrigues de Miranda Júnior e Márcia Denise Mineiro Sampaio Mascarenhas; e os Servidores Lucio Máximo Gonzaga de Lima Caprini e Vera Lucia Bispo Cavalcante. Como suplentes, a Comissão conta com os Desembargadores Augusto Lima Bispo, Heloísa Pinto de Freitas Vieira Graddi e Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto; e com os Juízes Ana Claudia Mesquita, Andréa Paula Matos Rodrigues de Miranda e Gilberto Bahia de Oliveira.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading