Os EUA devem interromper todas as formas de interação oficial com Taiwan e parar de enviar sinais aos separatistas, apoiando a independência da ilha, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira (02/06/2022).
Pequim “sempre se opôs fortemente a todas as formas de contatos oficiais entre Taiwan e países que mantêm relações diplomáticas com a China”, disse Zhao Lijian em uma coletiva de imprensa, comentando os relatórios sobre as próximas consultas econômicas entre os EUA e Taiwan.
As visitas de autoridades dos EUA a Taiwan ou um diálogo comercial com a ilha são “violações do princípio de Uma China” e tentativas de apoiar e encorajar os separatistas, e essas ações minam a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, disse o diplomata.
“Os EUA devem cumprir integralmente o princípio Uma China e três comunicados conjuntos sino-americanos, interromper todos os contatos oficiais com Taiwan, parar de discutir ou assinar acordos de natureza oficial com Taiwan”, disse o diplomata, exigindo também que Washington pare de enviar sinais. às forças separatistas, apoiando a independência de Taiwan. As tentativas persistentes dos EUA de jogar “a carta de Taiwan” estão colocando em risco suas relações com a China, acrescentou.
Os EUA e Taiwan planejam uma série de consultas com o objetivo de fortalecer os laços econômicos, desenvolver o comércio e promover projetos inovadores, de acordo com um comunicado do escritório da representante comercial dos EUA, Catherine Tai. A primeira reunião da série deve ocorrer em Washington no final deste mês.
Taiwan é governada por uma administração local desde 1949. Pequim considera a ilha como uma de suas províncias, e esta posição é apoiada pela maioria dos países, incluindo a Rússia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




