O que é a Liga Nacional

Desde que o futebol chegou ao Brasil, sua prática sempre encontrou um jeito, ou melhor, um canto. O campo de terra foi o primeiro e, mais tarde, as quadras. É no mínimo curioso que uma modalidade tão arraigada à cultura brasileira quanto o velho e bom futebol de salão, só tenha constituído uma entidade que o representasse em 1996, como é o caso da Liga Nacional de Futsal (LNF), de todos os pontos importantes resultantes desta constituição, é que daí se origina nosso campeonato brasileiro da modalidade, através da Confederação Brasileira de Futsal. O propósito era o de profissionalizar o calendário das equipes do país, e assim foi. 

Para participar do campeonato é preciso comprar uma franquia ou se associar a uma franquia já existente. O campeão de cada edição, além de receber uma premiação em dinheiro e um troféu, ganha o direito de representar o Brasil em campeonatos internacionais. A inspiração veio do modelo do basquete norte-americano, hoje um evento de sucesso reconhecido no mundo todo pela organização, estrutura e qualidade técnica dos participantes.

Com essa filosofia de sempre levar o melhor espetáculo ao público, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) deu início no dia 27 de abril de 1996 à Liga Futsal, em parceria com as principais empresas de material esportivo do mundo, patrocinadores de renome nacional, clubes tradicionais e a televisão. No dia 11 de Julho de 2014, o presidente da CBFS, Renan Pimentel, convocou todos os proprietários de franquia ou representantes devidamente credenciados para uma Assembleia na qual foi aprovada a Fundação da Liga Nacional de Futsal, que hoje é a empresa que controla a estrutura e organiza o campeonato, um dos mais disputados do mundo. 

A LNF já teve 13 campeões diferentes, espalhados por seis estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Com cinco títulos conquistados (2001, 2004, 2006, 2009 e 2015), o Carlos Barbosa é o maior vencedor, seguido pelo Jaraguá, que levantou o caneco quatro vezes (2005, 2007, 2008 e 2010), e da Ulbra-RS, dona de três troféus (1998, 2002 e 2003). 

Dentre os clubes que já foram campeões brasileiros de futebol, apenas Atlético-MG, Corinthians, Internacional, Santos e Vasco estão no hall dos vencedores da LNF. O Inter faturou o título logo na primeira edição, em 1996. Já o Galo conquistou o bi em 1997 e 1999. O Vasco, por sua vez, levou a taça em 2000, ano em que também foi campeão brasileiro no futebol. Em 2011 foi a vez do Santos entrar para a galeria de campeões, superando o Carlos Barbosa na decisão. Feito repetido cinco anos depois pelo Corinthians, vencedor da LNF 2016 numa final paulista contra o Sorocaba.

A LNF ganhou um novo e inédito campeão. Ao superar o Magnus na decisão e conquistar o seu primeiro título, o Cascavel tornou-se a 13ª equipe na história a levantar a taça da principal competição da modalidade no Brasil. 

Na distribuição de títulos por estado, Rio Grande do Sul lidera com nove conquistas. Santa Catarina e São Paulo dividem a vice-liderança do ranking, ambos com cinco canecos. Com os títulos do Pato em 2018 e 2019, o Paraná soma três taças, e Minas Gerais, duas. Já o Rio tem apenas o caneco solitário do Vasco em 2000. A participação quase esporádica de grandes clubes do futebol brasileiro na competição, encontra razões justamente naquilo que parece a solução para os problemas do futebol brasileiro; a franquia. Muitos clubes parecem não saber lidar com este tipo de negócio, ou simplesmente não conseguem compreender a dinâmica que ali se inscreve. Por outro lado, muitos clubes simplesmente não querem investir em outra modalidade. A Liga veio para ficar e dar ainda mais brilho ao futsal brasileiro, sete vezes campeão mundial.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading