Com ampla participação da categoria, assembleias rejeitam acordo coletivo de trabalho da Petrobrás e aprovam greve contra privatização

Após duas semanas de consulta aos petroleiros, os 12 sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) concluíram neste final de semana, assembleias da categoria e rejeitaram por unanimidade contraproposta da Petrobrás de acordo coletivo de trabalho (ACT). Os sindicatos da FUP, que reúnem cerca de 24 mil petroleiros da Petrobrás, aprovaram também o indicativo de greve, por tempo indeterminado, com data a ser definida pela Federação, caso o governo Bolsonaro encaminhe ao Congresso Nacional projeto de lei de privatização da Petrobrás, como tem cogitado desde o ano passado.

Nesta segunda-feira, 11, a FUP comunicará a decisão da categoria petroleira à direção da Petrobrás, ao Ministério de Minas e Energia (MME) e aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. “A FUP vem alertando que, se o governo e o Congresso Nacional derem andamento a qualquer proposta de privatização da Petrobrás, o país enfrentará a maior greve da história da Petrobrás”, destaca o coordenador-geral da entidade, Deyvid Bacelar.

Mais de 90% dos trabalhadores que participaram das assembleias foram favoráveis à greve. Em várias bases, o indicativo também foi aprovado por unanimidade. Em dezembro, a categoria petroleira já havia aprovado estado de greve, sinalizando a possibilidade de uma forte reação nacional às ameaças do governo de privatizar a Petrobrás.

Ato em defesa da Petrobrás

Na terça-feira (12/07/2022), a partir das 13h30, será realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Ato Público em Defesa da Petrobrás e das Empresas Públicas, para debater consequências das privatizações das empresas estatais, principalmente as do setor energético e as altas tarifas de combustíveis, energia elétrica e gás de cozinha.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading