O enriquecimento ambiental para cães e gatos é de fundamental importância para controle da ansiedade e comportamentos agressivos desses animais. A médio e longo prazo, permite que o pet fique mais saudável e entretido no local que vive. Isso significa que fornecer alimento, um lugar para dormir e prestar atendimento veterinário e de higiene, são essenciais. Entretanto, existem estratégias que podem e devem ser adotadas para melhorar a manutenção da qualidade de vida do animal de estimação.
O médico veterinário da Mundo Pet, Vladimir Lenin Freitas, explica que apresentar aos pets brinquedos inteligentes, consiste em uma ação de enriquecimento ambiental. “Animais de estimação que brincam com esses objetos apresentam comportamentos mais sociáveis e menos agressivos. Para se ter uma ideia, no caso dos gatos, basta o acesso a arranhadores para evitar o incômodo dos arranhões em sofás e poltronas”, detalha.
O tutor ou tutora pode organizar o ambiente baseado em cinco tipos: cognitivo, alimentar, físico, sensorial e social. Em cada conceito, os estímulos visam o desenvolvimento de cada sentido. No caso do enriquecimento físico, o intuito é estimular a interação com o ambiente, criando obstáculos e barreiras. Já no cognitivo, a intenção é afiar a memória, intelecto e raciocínio dos pets. “São ações que parecem simples, mas levam bem-estar e saúde física e psicológica. Todos saem ganhando”, completa o Dr. Vladimir.
Produtos fundamentais
Os cães e gatos adoram os comedouros e bebedouros interativos, já que, este tipo de acessório estimula o instinto de caça e descoberta. Vale a pena aderir também os mordedores e brinquedos interativos, além de bolas e quebra-cabeças. Especificamente para os gatos, os tornados, caixas, arranhadores e alimentadores os entretém sempre.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




