A Rússia possui três trunfos importantes que lhe permitem gerir a interação política com o Ocidente no contexto da crise na Ucrânia, escreve o colunista alemão Ulrich Reitz em um artigo na revista Focus.
“A Rússia tem três alavancas que a colocam em uma posição estrategicamente vantajosa. Elas são: os parceiros, o gás e as negociações de paz. Mesmo que alguém não goste, [a verdade é que] o Ocidente caiu em uma armadilha tripla”, opina o autor.
Reitz ressaltou que a tentativa dos países ocidentais de isolar diplomaticamente a Rússia fracassou.
Ele citou a recente reunião de ministros das Relações Exteriores das nações do G20, onde muitos países evitaram criticar o Governo Putin por causa da situação na Ucrânia.
O autor também observa que o Ocidente foi incapaz de isolar economicamente a Rússia, já que ele próprio é extremamente dependente dos recursos energéticos russos.
O colunista refere os receios do Governo alemão de que a suspensão da operação do gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte) para manutenção possa ser prolongada por um período indeterminado.
Por fim, o colunista aponta para a prontidão da Rússia em conduzir negociações sobre a Ucrânia, algo que o presidente russo Vladimir Putin tem referido várias vezes. Desta forma, ele envia um importante sinal para aqueles que defendem o cancelamento das sanções na Europa, porque, como disse o líder russo, quanto mais o conflito durar, mais difícil será negociar.
Anteriormente, a empresa estatal russa Gazprom limitou o envio de combustível através do gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte) devido à recusa do Canadá de fazer chegar à Rússia as turbinas construídas pela empresa alemã Siemens. Os representantes da corporação notaram que as turbinas não poderão ser enviadas de volta por causa das sanções antirrussas impostas por Ottawa.
Além disso, de 11 a 21 de julho, o Nord Stream vai suspender seu funcionamento para trabalhos de manutenção planejados.
*Com informações da Sputnik Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




