Governo Rui Costa promove melhorias no sistema de irrigação dos agricultores familiares de Ponto Novo

O Distrito de Irrigação do município de Ponto Novo está sendo reestruturado. As 145 famílias de irrigantes, do Perímetro Irrigado da Barragem, vão contar com um sistema de automação em todos os 145 lotes, de cinco hectares cada, que estão em plena produção. O processo licitatório para a implantação do sistema e a ordem de serviço para a execução das obras foram autorizadas nesta sexta-feira (22/07/2022).

A automação, no valor de R$ 3,7 milhões, vai possibilitar um melhor e mais racional manejo do sistema de irrigação, reduzir o consumo de energia e, consequentemente, reduzir o custo de produção, além de aumentar a produtividade das culturas e reduzir os danos ambientais pelo uso excessivo e inadequado da água nos lotes, evitando inclusive a salinização dos solos.

A ação é realizada por meio do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), junto à Associação de Reassentados de Ponto Novo e a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPCBA), respectivamente, levando mais sustentabilidade ao município.

A implantação do projeto de irrigação com 120 hectares, no perímetro irrigado da barragem de Ponto Novo, contempla as famílias do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). No local, serão assentadas 60 novas famílias, onde está sendo financiada irrigação para essas famílias, para áreas com dois hectares cada.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.